Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Quinta-feira (9) começa com operação na Maré e na Cidade de Deus

É a 12ª operação na favela da Maré e a 30ª operação policial na Cidade de Deus
Foto: Mídia na Maré

A favela quer paz. E até estava tendo paz até a entrada de policiais militares na manhã desta quinta-feira (9) no Complexo da Maré. É a 12ª operação na favela da Zona Norte. E neste mesmo dia, a Cidade de Deus, na Zona Oeste da cidade, enfrenta sua 30ª operação policial em cinco meses.

Eram mais ou menos 5h quando o caveirão do BOPE já andava pelas regiões da Vila do João, Salsa e Pinheiros e alertava grupos de moradores. O blindado andou pela favela acompanhado de agentes militares armados. Segundo perfis das redes sociais, dois caveirões guardavam a entrada da favela e um helicóptero também está sendo usado na operação policial. O Voz das Comunidades entrou em contato com a assessoria da Polícia Militar que, até o momento, apenas informou que uma pessoa foi ferida em confronto e encaminhada para o Hospital Federal de Bonsucesso. A Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também foram contatadas. A Secretaria de Saúde informou que na região da Maré, o Centro Municipal de Saúde Vila do João e as clínicas da família Adib Jatene e Augusto Boal acionaram o protocolo de acesso mais seguro e suspenderam o funcionamento da clínica. Já a Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva mantém o atendimento à população. Somente as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, foram suspensas.

Na região da Cidade de Deus, em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o Centro Municipal de Saúde Hamilton Land e as clínicas da família José Neves e Lourival Francisco de Oliveira mantêm o atendimento à população; apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, foram suspensas nesta manhã de quinta-feira.

De acordo com a SME, 35 escolas municipais foram afetadas pelas operações policiais na Maré. Já na rede estadual, duas escolas da Maré suspenderam as aulas nesta manhã, afetando 900 alunos. Na Cidade de Deus, 5 unidades escolares da rede municipal foram impactadas com a operação policial.

Matéria em atualização

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Veja também

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]