A manhã desta sexta-feira (5) começou tensa em Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, com relatos de intenso tiroteio. Segundo informações, o confronto começou por volta das 9h40min. A situação é tensa na região desde terça-feira (8), já com ocorrências de tiroteios de menor intensidade.
“Estamos presas em casa. Muito tiro!”
“Fica difícil porque não tem hora e até pra levar as crianças na escola. Já teve uma correria dessas na semana passada. Hoje foi o dia que mais teve tiro que os outros dias. O caveirão que ficava parado na entrada da favela, entrou. Os policiais estão entrando nas casas”, relatou uma moradora.
Desde a última semana, a polícia ocupa a região de Manguinhos com viaturas e blindados estacionados área conhecida como ‘Varginha’. No dia 12 de outubro, no dia das crianças, o caveirão “branco” já estava na região.
O Voz das Comunidades entrou em contato com a Assessoria da Polícia Militar, questionando sobre a operação policial. As secretarias municipais de Saúde e Educação também foram contatadas. Até a publicação desta matéria, nenhum dos órgãos tinha respondido ao nosso contato.
“Evitem a Leopoldo Bulhões”
Moradores pedem que a Av. Leopoldo Bulhões, que corta o bairro de Manguinhos, seja evitada. A Supervia também emitiu nota a respeito da situação, informando que “alguns trens podem aguardar ordem de circulação para seguir viagem”.
Atualização às 11h45min
A Secretaria Municipal de Educação informou apenas que as unidades escolares da região atendem presencialmente. Já a Secretaria Municipal de Saúde informou que a “Clínica da Família Victor Valla acionou o protocolo de acesso mais seguro e interrompeu o funcionamento na manhã desta segunda-feira (14). Já o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria mantém o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas”. A nota finaliza dizendo que por conta de episódios de instabilidade em diversas regiões do Rio, unidades de saúde já fecharam 871 vezes, de forma temporária.
A assessoria de Imprensa da Polícia Militar informou que o confronto ocorreu durante durante patrulhamento na comunidade. O policiamento foi reforçado na região. Não há informações de feridos.