A operação no Conjunto de Favelas da Maré desta quinta-feira começou em um horário inesperado. Por volta de 9h30, moradores começaram a relatar sobre a presença do caveirão da polícia militar dentro da favela.
O Parque União, região onde fica o polo gastronômico da Maré, virou palco de muitos confrontos. Em vídeos, moradores registraram a intensa troca de tiros. No meio dos confrontos, moradores trocaram informações sobre a situação. “Tá maior tiroteio na Nova Holanda com o caveirão. Quando eu saí, quase saí rolando pelo chão”, relatou uma moradora que não quis ser identificada. “Estava no ônibus e me atirei no chão quando começaram os tiros”, disse outra pessoa. Marcas de tiros marcaram paredes de casas e estabelecimentos comerciais na Maré.
Os pais também ficaram preocupados com os filhos nas escolas, uma vez que os confrontos aconteceram na hora que as escolas estavam cheias. A Secretaria Municipal de Educação informou que 22 unidades escolares na Maré tiveram suas atividades presenciais encerradas, em função de operações policiais.