Uma grande operação está em andamento na favela da Nova Holanda, no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Há vídeos do caveirão andando por dentro da comunidade. Segundo informações, a operação é realizada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da Subsecretaria de Inteligência e do 22ºBPM (Maré).
Nas comunidades do Morro do Dendê e Guarabú, a PM informou que PMs do 17ºBPM (Ilha do Governador), realizam operação junto com equipes do 1ºCPA e COE.
Na Zona Sul, as comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo também recebem operações policiais militares da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) em conjunto com de equipes do BAC e GAM.
No Morro da Serrinha, a PM informa que policiais militares do Batalhão de Ações com Cães (BAC) atuam na região. E na Pedreira, policiais militares do 41ºBPM (Irajá) realizam operação.
A Secretaria Municipal de Educação do Rio informou em nota que lamenta a suspensão das aulas em 35 escolas no Complexo da Maré em função da operação policial. A SME informou que o atendimento aos alunos está acontecendo de forma remota e que trata como prioridade a segurança de toda a comunidade escolar.
A SME informou que no Complexo da Pedreira, quatro unidades em atendimento remoto e seis no Morro da Serrinha. As unidades escolares do Dendê, Pavão-Pavãozinho e Cantagalo estão com atendimento normal.
“É importante lembrar que a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, instituiu o Programa Acesso Mais Seguro em unidades localizadas em áreas de conflito. O programa tem como objetivo mitigar riscos por meio de protocolos que são aplicados por professores, alunos e toda a comunidade escolar em situações de risco. Sempre que há uma situação de risco o protocolo é acionado”, informa a nota da SME.
A Secretaria da Saúde informou que na região do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, todas as unidades de saúde estão funcionando normalmente. Na Pedreira, todas as unidades de saúde também estão funcionando normalmente. Na região do Dendê, a Clínica da Família Maria Sebastiana de Oliveira, mantém o atendimento à população, mas sem as atividades externas realizadas no território. No Complexo da Maré, a Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva acionou o protocolo de acesso mais seguro e interrompeu o funcionamento. Por fim, na Serrinha, a Clínica da Família Mestre Molequinho do Império interrompeu o funcionamento nesta terça-feira (28).
A plataforma Fogo Cruzado registrou tiros nas comunidades Nova Holanda, no Complexo da Maré e na Serrinha, por volta das 6h.