Nesta segunda-feira (30) completam seis dias de tiroteio intenso no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio. Segundo moradores, o motivo da troca de tiros seria uma disputa pelo controle da região.
Nas primeiras horas desta madrugada, um incêndio podia ser visto no topo do morro do Juramento. Até a publicação desta reportagem, o Corpo de Bombeiros afirmou que não havia sido acionado. Já os Policiais do 41º BPM (Irajá) foram informados sobre os disparos na área de mata da comunidade e seguem com patrulhamento reforçado no entorno do Juramento.
No último domingo (29), uma criança foi atingida de raspão por uma bala perdida que entrou pela varanda do apartamento onde mora, a cerca de 5 quilômetros da comunidade.
A Secretaria Municipal de Educação informou que, na região do Morro do Juramento/Juramentinho, seis unidades escolares foram impactadas pelas operações policiais em curso.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no momento, duas unidades de saúde que atendem a região do Juramento tiveram impactos: uma suspendeu o funcionamento nesta segunda-feira (30); a outra mantém o atendimento à população, apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, foram suspensas.
Nas redes sociais, moradores pedem paz e relatam sensação de insegurança. “Esse tiroteio no juramento está pique 3ª guerra mundial, diz moradora. Já outra moradora lamenta essa guerra completar quase uma semana. “A maior derrota de hoje foi ver o Juramento completar uma semana em meio à guerra”. “Eu só quero pedir paz e proteção”, pede uma moradora do território.
É claro que a conta chega no governador do Rio também. “Enquanto o Governador defende bandido na Paulista, o Juramento pede socorro”, reivindica uma seguidora. Já outro morador reclama, “A bala comendo no Juramento e o governador de férias para ver jogo nos Estados Unidos”.
Além do Juramento, o Morro do Juramentinho, em Thomas Coelho; o Morro do Dezoito e o Morro do Saçu, ambos localizados em Quintino, Zona Norte do Rio, também amanheceram com operações policiais em curso.