Alunos ficam no meio de tiroteio e sofrem abordagem truculenta na saída de escola no Jardim América; veja vídeo

Escola, que fica na favela do Furquim Mendes, ficou no fogo cruzado durante uma operação policial no final da manhã desta quarta-feira
Imagem: Reprodução

Moradores da Comunidade do Furquim Mendes (localizada entre o Jardim Nova América e Vigário Geral) na Zona Norte do Rio, denunciaram a abordagem policial contra alunos do Colégio Estadual Pedro Fernandes, em Jardim América, na manhã desta quarta-feira (19). Um vídeo que circula pelas redes sociais mostram policiais agindo com truculência na saída da escola, tratando estudantes como suspeitos e revistando-os com violência, segundo relatos de pais e testemunhas.

Vídeo: Reprodução

Momentos antes, durante uma operação policial, um tiroteio aconteceu dentro do colégio gerou pânico entre os alunos, que tiveram que se abaixar e buscar abrigo em meio ao fogo cruzado. A polícia entrou na escola afirmando suspeitos teriam se escondido na escola, o que teria iniciado o confronto. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Operações também em outras localidades

A manhã desta quarta-feira foi violenta em outras favelas do Rio. Manguinhos, Mandela, Varginha e Complexo do Chapadão amanheceram com a presença da polícia. No Chapadão, os policiais se posicionaram perto do Cristo, escultura que já foi destruída pela polícia muitas vezes e reconstruída pelos próprios moradores. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que na região de Manguinhos, a Clínica da Família Victor Valla manteve o atendimento à população nesta quarta-feira (19). Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.

Na região do Complexo do Chapadão, a Clínica da Família Manoel Fernandes de Araújo mantém o atendimento à população. Entretanto, atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.

Já a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que, no Complexo do Chapadão, três unidades escolares foram impactadas.

A operação no Chapadão segue em andamento. Duas pessoas foram presas.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]