É MENTIRA que votar só em um cargo eleitoral anula voto por completo
Mal começou as eleições e as fake news que atacam o sistema de votação brasileiro já iniciaram. O Brasil possui um dos sistemas eleitorais mais eficientes e confiáveis do mundo
Mal começou as eleições e as fake news que atacam o sistema de votação brasileiro já iniciaram. O Brasil possui um dos sistemas eleitorais mais eficientes e confiáveis do mundo e informações falsas pipocam aos montes entre as redes sociais.
Como forma de ação de combate a desinformação, o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu influenciadores e jornalistas comunitários em Brasília para entender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.
Entre as mensagens falsas que circulam nas redes sociais sobre as eleições, tem como alvo os votos brancos em nulos. A mensagem alega um relato de um treinamento com mesários da eleição, onde a instrutora fala que caso o eleitor vote em apenas um cargo e anule (ou vote em branco) nas outras cadeiras, o voto não é computado.
Uma completa MENTIRA.
Neste ano, mais uma vez temos a opção de escolher candidatos que disputarão os cargos de deputados (estadual e federal), governador, presidente e senador. E será possível votar em um único candidato de qualquer função sem precisar votar nas outras funções – e essa ação não anulará o voto. Conforme informações no site da Justiça Eleitoral, a urna eletrônica contabiliza cada voto de forma individual e a escolha pelo voto branco e nulo não interfere na forma que o equipamento computará.
Segundo o Glossário Eleitoral, o voto em branco ocorre quando o eleitor não manifesta preferência por candidatos. E o voto nulo é quando o eleitor manifesta sua vontade em anular o voto. Quando isso ocorre, a própria urna emite um alerta para o eleitor. Caso ele opte em continuar, basta pressionar o botão confirma. O site da Justiça Eleitoral afirma que votos brancos e nulos não definem eleição.
A transmissão de conteúdos falsos a respeito de qualquer assunto é extremamente grave. Tem muitas consequências e pode afetar a vida de alguém de diversas formas. Verifique as informações antes de compartilhar em grupos de família, amigos ou quaisquer outros.