Após 6 anos sem operar, entre promessas não cumpridas, Teleférico do Alemão deve voltar a funcionar em 2023

A princípio, o início das obras de revitalização estava previsto para 14 de fevereiro, mas apenas em 18 de março a ordem foi assinada pelo governador Cláudio Castro
Foto: Dulvulgação
Foto: Dulvulgação

Após seis anos que o Teleférico do Alemão se tornou um “elefante branco” na comunidade, as obras de revitalização finalmente estão acontecendo de forma efetiva. Coincidentemente, se está em um ano eleitoral e Cláudio Castro, atual governador do Rio, está concorrendo à reeleição. A princípio, o início das obras estava previsto para 14 de fevereiro, mas apenas em 18 de março a ordem foi assinada pelo Governo do Estado.

Com a possível volta do teleférico, Luiz Alberto Dias também torce pela reabertura da Clínica da Família.
Foto: Vima Ribeiro / Voz das Comunidades

Segundo a previsão do governo do estado, o funcionamento do teleférico deve ser retomado em 2023. Pelo cronograma atual, as obras nas estações serão concluídas em dezembro de 2022 e a modernização dos equipamentos estará pronta em março do próximo ano. A partir daí, de acordo com a assessoria do governo estadual, será iniciada a licitação do sistema pela Secretaria estadual de Transportes.

Procurada pela equipe do Voz das Comunidades, a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras informou que o orçamento da reforma é de R$16,9 milhões e a modernização do sistema, R$150 milhões. Além disso, foi reforçado que a reforma das estações do Teleférico do Alemão está ocorrendo dentro do cronograma previsto pelo Governo do Estado e deve ser concluída em dezembro. 

Ainda de acordo com a secretaria, terminada esta etapa, a modernização da parte operacional ficará a cargo da empresa francesa POMA, que é a responsável pela implantação do equipamento desde sua inauguração.

“Após ambas intervenções – civil pela Seinfra e operacional pela POMA – a Secretaria de Transportes assume o Teleférico para promover a licitação da concessão de operação do equipamento”, acrescentou a assessoria. 

O teleférico do Alemão começou a funcionar em 2011. Um mês depois das Olimpíadas de 2016, o serviço fechou para manutenção, mas nunca mais abriu. O transporte faz parte da mobilidade urbana dos moradores do Complexo do Alemão, abrangendo as localidades do Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Palmeiras.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]