Essa terça-feira (21) iniciou com operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar do estado, Caju, Manguinhos, Arará, Mandela, Juramento e Dendê foram os locais que tiveram incursões durante a manhã.
Em nota, a PM informou que equipes da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e Comando de Operações Especiais (COE) estão nas comunidades de Manguinhos e Arará/Mandela, na Zona Norte do Rio para efetuar mandados de prisão. A ocorrência se encontra em andamento.
No Juramento, os policiais atuam na remoção de obstáculos das vias públicas. Já na Ilha Governador, a Polícia Militar informou que houve uma ação emergencial nos acessos da comunidade do Dendê. Conforme a nota, o objetivo é evitar a realocação de obstáculos que foram retirados da região recentemente por equipes da PM. Houve confronto na localidade. Uma pessoa foi ferida e socorrida ao Hospital Municipal Evandro Freire.
A Secretaria Municipal de Educação informou, em nota, que 11 unidades escolares das regiões da Serrinha, Dendê, Juramento e Cajú estão em atendimento remoto devido a operações policiais nas localidades.
Já a Secretaria da Saúde publicou, em nota, que, na região do Juramento, as unidades de saúde estão funcionando normalmente. Já na região do Complexo de Manguinhos, comunidade do Dendê e a Clínica da Família Medalhista Olimpíco Mauricio Silva, em Arará, acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para a segurança de usuários e profissionais, suspenderam as atividades externas realizadas no território. Na região do Caju, o Centro Municipal de Saúde Fernando Antônio Braga Lopesencontra-se fechado.