Criada na Comunidade de Antares, zona oeste do Rio de Janeiro, Rafaela Chagas, de 19 anos, encontrou no esporte uma oportunidade. Integrante do Instituto Santa Cruz, ela conheceu o judô aos 9 anos e teve sua vida transformada.
O Instituto oferece esporte de forma gratuita para crianças e adolescentes de comunidades. Em Antares, ele funciona em parceria com o CIEP Maestro Heitor Villa Lobos, onde Rafaela estudou. Lá, ela precisou escolher uma das atividades do Projeto para completar sua carga horária escolar. E, das opções de balé, dança e judô, ela optou pelo esporte que a levaria a viver tantas conquistas e momentos únicos.
Em sua jornada desportiva, a atleta participou de diversos campeonatos brasileiros de onde saiu carregando pelo menos uma medalha em cada participação. Em 2021, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial Júnior, e este ano, foi campeã na Copa Europeia Júnior, que aconteceu na Áustria.
“Foi muito importante para o processo que estou participando e, pessoalmente, foi motivo de muita alegria. A emoção de ver a bandeira e o hino do meu país sendo tocado trouxe a sensação de dever cumprido. Não tem preço!”, relata a jovem após conquista internacional.
Atualmente, Rafaela é faixa marrom no judô. Faz parte da Seleção Brasileira de Judô (base), treina para as seletivas para o Campeonato Mundial e, futuramente, para as Olimpíadas.
Apaixonada pelo mundo esportivo, ingressou no curso de educação física, estudando na Faculdade Celso Lisboa. Ela conta que o judô foi fundamental em sua vida, onde se permitiu sonhar e ser feliz fazendo o que ama.
Sobre o Projeto
A sede do Instituto Santa Cruz fica localizada na Comunidade de Antares. Eles atendem hoje cerca de 300 alunos do bairro e de comunidades próximas. Contam com Projeto de Iniciação ao Esporte, que é a porta de entrada na instituição, além de Projeto de Lazer e Bem Estar para a comunidade e o Projeto de Monitoria, onde atletas de faixa marrom têm a oportunidade de passar seus aprendizados a outros alunos.