Durante o carnaval, o agito e a folia são características mais do que bem-vindas nas ruas do Rio de Janeiro. Para muitos, a tradicional festa popular é marcada por diversão e muita criatividade na hora da escolha das roupas e fantasias que serão utilizadas.
Na região de Inhaúma, no Complexo do Alemão, esse momento tão especial não seria diferente na cultura carnavalesca local. Lá, os moradores contam com a ilustre presença do Diabão do Alemão, um personagem que acompanha o ritmo de alegria na comunidade e aumenta a curiosidade e inquietação das crianças por onde passa há 40 anos.
Passado de geração a geração, a figura histórica atualmente é administrada por Luiz Claudio Ferreira Mirindiba, de 58 anos, que está à frente da iniciativa há 25 anos. Antes dele, a folia era comandada pelo falecido Nelsinho e pelo seu amigo João.
“As crianças se divertem com o bloco do Diabão. Hoje, quem toma a frente da saída de carnaval são os mais novos, que vestem a fantasia e saem pela comunidade, da Praça do Canitar pelo trajeto de Inhaúma e depois voltam para a praça da Fazendinha”, comenta seu Luiz.
Com a “segunda parte” do carnaval em abril, foi dito que, a partir do 1° de abril, o personagem voltaria para as ruas. Porém, desta vez, com uma novidade: com dois diabões.