Na quarta-feira (30), o projeto Surf do Alemão recebeu a visita do surfista profissional Phil Rajzman. Phil é bicampeão mundial de surf e foi até a comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio. Quem o recebeu foi Wellington Cardoso, administrador do CineCarioca Nova Brasília e criador da inciativa social.
O Surf do Alemão nasceu em 2011 e começou levando crianças que ficavam na Praça do Conhecimento, na comunidade Nova Brasília, para conhecer a praia. A partir dali, começaram as aulas do atual esporte. O projeto apresenta uma gama de professores qualificados que busca atender 36 crianças com aulas de surf no posto 12 da Barra da Tijuca.
Na visita, Phil fez doação de uniformes e duas pranchas de surf para o projeto. Ele falou sobre a iniciativa Surf do Alemão e o quanto o papel do Wellington faz a diferença para as crianças na comunidade. “Estávamos procurando algum projeto social e a minha vontade era estar participando e ajudando de alguma forma no futuro das crianças. Foi quando conheci pessoalmente o Wellington. Vi o amor que as crianças tinham por ele. E a dedicação dele de estar levando essas crianças, apesar de todas as dificuldades. Aquilo ali foi uma lição de vida”.
Wellington também falou a respeito do quanto a figura de Phil representa para o projeto Surf do Alemão. “Conheci o Phil no final de 2011 que, prontamente, já ajudou o projeto, doando pranchas, roupas e dando palestra para as crianças e fazendo um trabalho junto com os pais também. E estamos nessa parceria há mais de 10 anos. E o Phil sempre está trazendo algo novo para as crianças, participantes do projeto”.
No momento, o projeto Surf do Alemão passa por uma reestruturação. Por conta da pandemia, muitas das atividades foram interrompidas. Mas ações já estão sendo feitas para reinício das aulas. Informações sobre o projeto podem ser obtidas no Instagram do Surf no Alemão.