O isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 deixou o mundo todo “fora do ar”, principalmente as crianças que não puderam mais brincar na rua ou ver os amigos. Na favela, onde alguns espaços se resumem a ruas estreitas e praças, a realidade foi ainda mais dura.
Observando o cenário e o impacto causado nas crianças, um grupo de jovens resolveu colocar a mão na massa. Idealizado pela estudante Maria Oliveira, de 26 anos, o Alemão em Arte se desenvolveu para além de um projeto cultural destinado para crianças e passou a atender também famílias inteiras dentro da favela.
Atualmente, além de Maria, o grupo da iniciativa é composto pela professora de teatro Vanessa Rocha, de 26 anos, o dançarino Marcos Carolinno, 32, e o ator Diogo Nunes, de 29 anos.
A primeira ação foi em 2020. Maria usou a internet para arrecadar alimentos e brinquedos para fazer a primeira ação social no dia das crianças. O espírito comunitário deu certo e o Alemão em Arte se manteve ativo com o objetivo de viabilizar cultura às crianças do Alemão, oferecendo atividades, como: aulas de dança, teatro, pintura facial, atividades circenses e distribuição de lanches.
O principal local de atuação é a Praça do Areal, no Complexo do Alemão. Ali, o grupo promove atividades culturais para o público infantil e também para famílias. Mas o projeto está cheio de planos para a comunidade. Além da horta comunitária, a iniciativa planeja ocupar as praças. Vanessa, integrante do Alemão em Arte, relacionou algumas ideias do grupo.
“A gente não quer só fazer uma atividade na praça e sair. A gente quer deixar alguma coisa lá. Por exemplo, amarelinha no chão, cestas de lixo para as praças, pintura… Algo que as crianças gostem de fazer”. E Maria complementa. “Pensamos também em fazer uma biblioteca pública, com livros e gibis. Algo próximo de ‘pegue o que quiser, deixe o que puder’. Um mural do sonhos também, para as crianças desenharem ou escreverem sobre o que elas querem”.
Dá pra participar do Alemão em Arte tanto como voluntário quanto por meio de doações. O grupo não dispensa nenhuma ajuda para ações comunitárias. Basta contatar o grupo pelo Instagram no @alemaoemarte ou pelo e-mail [email protected].