Para os moradores e lideranças comunitárias das comunidades do Complexo do Alemão, que ainda aguardam as promessas realizadas para as favelas na última eleição à nível municipal, o início da tarde deste sábado (29) possibilitou a abertura de diálogo e de cobranças diretas com a Prefeitura do Rio de Janeiro.
Em uma agenda marcada com o vereador Luciano Medeiros (PL) na Vila Olímpica do Alemão, o prefeito Eduardo Paes (PSD) e o secretário Pedro Paulo (DEM) escutaram as demandas da população local, que reivindicou ações essenciais no território. Entre elas, a garantia da continuidade de processos e projetos que estão parados ou sem perspectiva de conclusão, como a urbanização através do programa Favela Bairro, a garantia e a entrega das moradias, a construção da Casa da Juventude e da Mulher, o avanço do projeto Parque Inhaúma, a instalação de um ponto de castração, a reforma e a modernização do Posto de Saúde Del Castilho e outras.
Neste encontro com a comunidade, Paes declarou o seu compromisso com as reivindicações dos moradores, explicando que o período atual da Prefeitura do Rio de Janeiro permite o investimento em ações e programas direcionadas para a comunidade. Segundo o prefeito, caso as obras e os projetos não prossigam os motivos não são mais relacionados ao dinheiro, mas sim, à incompetência do poder público.
“Eu sei que falar sobre a gestão passada não é algo que tem que ser feito a todo instante, mas, infelizmente, a administração anterior não possuía capacidade técnica suficiente e complicou a condição financeira da cidade. Agora, com o trabalho realizado pelo secretário Pedro Paulo, a prefeitura possui capacidade de investir, está de pé, e estamos focando na nossa capacidade de reação e de fazer”, comenta o prefeito.
Ainda nesta perspectiva de disponibilidade financeira, Paes solicitou, durante o encontro, a permissão do secretário Pedro Paulo para autorizar as obras da Vila Olímpica do Alemão, orçada em torno de 650 mil reais, e da urbanização do Complexo do Alemão que, segundo o prefeito, contará com a volta do Programa Asfalto Liso. Ambos procedimentos foram autorizados.
Além destes pontos discutidos, a equipe de reportagem do Voz das Comunidades questionou o prefeito Eduardo Paes e o secretário Pedro Paulo sobre a reabertura da Nave do Conhecimento de Nova Brasília, um dos compromissos firmados como prioridade durante a campanha e da aproximação com a comunidade do Alemão.
De acordo com Paes, o orçamento e o retorno já estão autorizados desde o ano passado. Porém, mesmo com essa liberação do gestor municipal, as portas e o acesso ao conhecimento continuam fechados na comunidade.
Por sugestão do prefeito, a reportagem questionou o secretário Pedro Paulo sobre essa condição. Segundo ele, há um cronograma de reabertura destes espaços, mas que não soube informar quando a comunidade, que ambos marcaram presença na tarde deste sábado, será beneficiada ou priorizada.
“De cabeça, eu não sei definir a data que haverá a reabertura da Nave do Conhecimento de Nova Brasília. Mas, realmente, já estamos com a autorização e o financiamento”, definiu o secretário da Fazenda e Planejamento do Município do Rio de Janeiro.