Foto: Projeto Jacaré Basquete/Divulgação
Com o aumento da visibilidade do maior campeonato de basquete do mundo – a National Basketball Association (NBA) -, a popularidade do esporte no Brasil teve uma ascensão rápida nas comunidades cariocas. Da mesma forma que acontece nas periferias dos Estados Unidos, a modalidade recebe uma grande admiração pelos jovens.
É o caso do Projeto Jacaré Basquete, da favela do Jacarezinho, que realiza uma vaquinha virtual para reformar a quadra da comunidade e desenvolver a transformação social através do esporte para crianças e adolescentes. Uma das fundadoras da iniciativa, Yasmin Ialuny, de 24 anos, destaca a importância de ações desse tipo na vida de um morador de favela.
“O esporte me educou, me deu uma segunda, terceira e até quarta família. Me apresentou um universo de possibilidades através do convívio coletivo, dos desafios dentro e fora das 4 linhas, da organização do tempo, investimento em mim mesma, no que acredito. O esporte me ajudou a trabalhar com a certeza de que tudo é resultado e que a gente sempre pode melhorar”, comenta.
Criação do Projeto
Idealizado para suprir as ausências de políticas públicas voltadas para o lazer e de acessibilidade para os moradores, conforme indica Yasmin, o Jacaré Basquete nasceu em 2020. Ao lado de outros atletas da modalidade, como Thiago Nascimento, de 24 anos, a iniciativa busca arrecadar 20 mil reais para reformar a quadra de basquete do Jacarezinho. Além disso, comprar também material esportivo para os treinamentos.
“O esporte é fundamental na vida das pessoas. Nós somos frutos das oportunidades que o basquete nos proporcionou e acreditamos que replicar isso é importante para apresentar novas perspectivas possíveis para a juventude”, finaliza.
Para ajudar no financiamento coletivo do projeto, basta acessar a plataforma do Projeto Jacaré Basquete. As doações seguem até o dia 9 de setembro.