Caminhando pelo Morro da Mangueira, a candidata Benedita da Silva entregou a sambistas, presentes na comunidade, uma lista com 13 compromissos de sua prefeitura com o mundo do samba, entre eles a ajuda financeira para que as escolas se fortaleçam para o desfile e o trabalho social que fazem.
Benedita afirmou ser a escolha certa para a comunidade.“O meu compromisso é com as nossas comunidades. Eu morei 57 anos no Chapéu Mangueira, estou com 78 anos, e estou com muita garra, muita força, e mais ainda agora recebendo esse apoio fantástico, extraordinário”, disse Benedita.
Ela defendeu “emprego para a juventude e para a mulherada” e falou de seus projetos para “unir o morro ao asfalto”, reduzindo a desigualdade com apoio às atividades econômicas nas favelas. Ao falar sobre a importância do carnaval para a geração de emprego e renda nas comunidades, a candidata lembrou da importância da diversidade cultural e religiosa.
“Nossa comunidade é plural, tem o povo do axé, tem evangélico, tem católico. Eu sou evangélica há muito tempo, não sou de ocasião, e quero que vocês saibam que respeito é bom e eu gosto. Para que eu seja respeitada, eu preciso respeitar o sagrado do outro”, discursou a candidata.
A carta-compromisso entregue aos sambistas foi a seguinte:
Compromissos de Benedita com o Carnaval
O carnaval carioca é a maior festa popular do planeta. Ele projeta o nome da cidade por todos os continentes, atraindo turistas do mundo inteiro. É um grande símbolo de liberdade de expressão, que se propaga através das letras dos sambas de enredo, dos corpos dos passistas e do canto dos foliões.
Só que muita gente ainda vê nosso carnaval com olhar estreito, com um viés preconceituoso e sem a percepção de que ele é, antes de mais nada, uma fonte poderosa de inclusão social e de geração de empregos.
Uma prefeitura verdadeiramente comprometida com a liberdade de expressão, com a dignidade dos nossos trabalhadores e com a redução das nossas desigualdades precisa pensar no carnaval carioca com a seriedade e o respeito que ele merece.
Por isso, a candidata à prefeita Benedita da Silva e sua vice, Enfermeira Rejane, vêm a público esclarecer quais são os 13 compromissos da coligação “É a vez do povo” com o Carnaval carioca.
- Apoio financeiro `a realização dos desfiles das Escolas de Samba.
- Facilitação da captação de patrocínio junto `a iniciativa privada.
- Reconhecimento das Escolas de Samba como polos de formação técnica e profissional.
- Reforma de barracões da Cidade do Samba para Escolas que tenham ensino profissionalizante.
- Intermediação e ajuda às Escolas que não possuem quadra própria.
- Inclusão dos ensaios técnicos no calendário turístico da cidade.
- Inclusão dos desfiles dos blocos de rua no calendário oficial da cidade.
- Apoio `as Escolas de Samba Mirins para formação de novos talentos.
- Valorização de eventos tradicionais, como a entrega da chave da cidade ao Rei Momo.
- Modernização do Terreirão do Samba para receber festivais e concursos o ano todo.
- Reconhecimento das Rodas de Samba como espaços culturais.
- Criação de um setor específico de apoio ao carnaval na Secretaria de Cultura.
- Criação do Museu do Carnaval.