Benedita da Silva, filiada ao Partido dos Trabalhadores (13) realizou uma caminhada pela localidade da Nova Brasília, no Complexo do Alemão, na tarde de hoje (24). No local, a candidata à prefeitura do Rio de Janeiro tirou foto e conversou com os eleitores, além de fazer uma reunião com as lideranças femininas do Mulheres pela Paz, projeto que foi implementado por ela durante o mandato como governadora do Rio.
Em entrevista para o Voz das Comunidades, Benedita da Silva assegurou que, caso seja eleita, irá realizar as reformas necessárias para que não só o Cine Nova Brasília, como também a Nave do Conhecimento voltem a funcionar no Alemão. Os espaços de cultura do Complexo estão fechados a cerca de um ano.
“É uma pouca vergonha o que a gente está assistindo do governo Crivella, ele nem sequer teve a hombridade de dar continuidade aos equipamentos que estão na nossa comunidade. O que o Cine Carioca representa para o Alemão é lazer e aproveita também a questão da criatividade de comunidade. Aí a Praça do Conhecimento fechada, com todos os equipamentos dentro e a comunidade sem essas atividades. Por isso, nós nos comprometemos a botar, de antemão, o Cine Carioca e a Praça do Conhecimento para funcionar”, disse Benedita.
Ainda falando sobre as promessas para as comunidades cariocas, Benedita também afirmou que fará a Comlurb e a Light adentrarem na favela, a fim de garantir o saneamento básico. Além disso, prometeu retornar com o programa Gari Comunitário, programa que passa por dificuldades há mais de 10 anos, além de criar cooperativas junto aos moradores para o recolhimento do lixo reciclável.
“A comunidade está clamando por saúde e por empregos. Vamos colocar médicos nas UPAs, nas Clínicas da Família, verificar os equipamentos. No que diz respeito à educação, vamos aumentar o número de creches para as nossas crianças, o que hoje é uma questão séria”, afirmou a candidata.
Contudo, uma das principais promessas é a criação de uma ‘Moeda Carioca’, uma espécie de dinheiro para o pequeno empreendedor fazer circular na comunidade, com base na economia solidária. De acordo com a candidata, o produto interno bruto da favela é enorme, por isso é necessário investir na legalização e crescimento dos empreendimentos. Benedita terminou a visita ao Complexo do Alemão numa carreata aberta ao lado do candidato a vereador Lindberg Farias e outras lideranças da coligação, em todos os condomínios construídos pelo Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.