Pessoas em situação de rua NÃO são imunes a Covid-19

Circula nas redes sociais um post dizendo que nenhum mendigo morre de Covid-19, pois são imunes. A publicação diz que se a pandemia fosse verdadeira, os medidos teriam sido exterminados,

Circula nas redes sociais um post dizendo que nenhum mendigo morre de Covid-19, pois são imunes. A publicação diz que se a pandemia fosse verdadeira, os medidos teriam sido exterminados, pois não usam álcool em gel, não fazem distanciamento social e não ficam em casa.

A informação é falsa. Não há um levantamento nacional que mostre os casos de óbitos por Covid-19 de pessoas em situação de rua. Mas, não cabe afirmar que nenhum morador de rua morreu por Covid-19.

De acordo com o Ministério da Saúde, esses dados devem ser obtidos por meio das prefeituras e estados. Como em São Paulo, onde dados da prefeitura mostram que de abril a agosto 294 pessoas em situação de rua foram diagnosticadas com o novo coronavírus, e 30 morreram. Já no Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos só possui informações sobre as pessoas em situação de rua que deram entrada em abrigos.

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]