Depressão, ansiedade e prevenção ao suicídio são alguns dos temas abordados na Roda de Conversa promovido pelo Fala Favela, que trás o título PRECISAMOS CUIDAR DOS NOSSOS. O evento acontece a partir das 14:30 no Educap (Rua Canitar, s/n – Campo do Sargento) no próximo sábado, dia 08 de setembro, mês dedicado à prevenção do suicídio no mundo.
“As pressões que sofremos podem sim nos afetar gravemente. Mas ninguém sai falando por aí que está com depressão igual diz que pegou gripe, muito menos que discriminações, violências e desigualdades agravam sofrimentos, nos fazem acumular frustrações e exigem esforços físicos e mentais que nos adoecem. É preciso tocar no assunto, levar para moradores de favelas e periferias informações para que saibam mais sobre ansiedade, depressão, como se cuidar, como apoiar quem está perto de nós precisando de atenção, cuidado e afeto e ajudar na busca por tratamentos, terapias e prevenção.” – comenta Gabi Coelho, estudante de jornalismo e idealizadora da Roda de Conversa.
Priscila Barbosa, Articuladora Social e idealizadora das iniciativas Autoestima Diva e Autoestima na Educação fala sobre a importância do tema ser discutido no Complexo do Alemão: “Vivenciar a cidade, por si só já tem sido um período caótico de medo e insegurança, mas quando colocamos esse olhar para a periferia e a favela os efeitos colaterais de confrontos diários, se tornam extremamente traumáticos, refletindo em todas as áreas da nossa vida. Quando não se tem os suportes necessários, o acompanhamento adequado e o olhar humanizado para as reais necessidades locais, somatizamos a vulnerabilidade emocional e social, acompanhando uma sociedade com perspectivas positivas reduzidas ou muitas vezes abaixo de zero. O cuidado com a saúde mental e emocional da periferia e favela é sobre saúde pública, é urgente!”
Além de Priscila, também estarão presentes no Fala Favela Norma Liliani de Souza Pinto, do Centro de Valorização da Vida/CVV, Jaqueline Alves, que é poeta, ativista cultural e atriz e a Psicóloga Rebeca Sinna. A conversa vai continuar no bate papo ao vivo na página do Voz das Comunidades no Facebook. A entrada é gratuita.