Pesquisar
Close this search box.

Turismo especializado em israelenses no Pavão-Pavãozinho e Cantagalo

Foto: Christian Rodrigues/Voz das Comunidades
Foto: Christian Rodrigues/Voz das Comunidades

Luís Fernando é guia turístico e faz sucesso com grupos de turistas de Israel

Luís Fernando de Souza Lourenço trabalha há dois anos como guia turístico na comunidade do PPG, onde nasceu e mora atualmente, depois de ter passado um período fora. Ele é especialista em atender turistas israelenses justamente porque, nesse período, viveu em Israel por 13 anos.

Luís Fernando é dançarino e sua primeira viagem internacional foi com a escola de samba Beija-Flor, quando a Pinah dançou com o Príncipe Charles, em 1978. A viagem seguinte foi quando o boxeador Maguila enfrentou Evander Holyfield, em Las Vegas. Daí em diante, Fernando começou a desempenhar um trabalho independente, indo para Espanha, França, Itália, Holanda e Bélgica, até chegar a Israel, onde permaneceu de 1993 até 2006.

Quando voltou ao Brasil, ele já estava na casa dos cinquenta anos e se viu impossibilitado de continuar a exercer atividades relacionadas à dança. Tirou proveito dos idiomas – espanhol, russo, um pouco de hebraico e inglês – que aprendeu ao longo da sua trajetória e decidiu ser guia turístico na sua comunidade. Bagagem cultural não lhe falta para atender os turistas; bom humor, também não.

Um dos lugares para onde Fernando leva os grupos de turistas na comunidade é o “Jardim Porta do Céu”. Ele conta: “Antigamente esse espaço era um depósito de lixo, e um rapaz que se chama Júlio começou a limpar e transformar em um ponto turístico; isso aqui, hoje em dia, é um bar” – explica, apontando para uma casinha de madeira rodeada de plantas decorativas. Lá, a vista da praia de Copacabana é deslumbrante.

Durante a alta temporada – que começa em outubro –, o guia turístico já chegou a subir a comunidade com 67 israelenses de uma vez. O menor grupo foi de 10 pessoas. Às vezes, faz dois passeios por dia. Quando há um grupo grande, ele chama garotos da comunidade para ajudá-lo. Assim, além de garantir o seu sustento, Fernando ajuda a comunidade a conhecer o mundo, e o mundo a conhecer a comunidade.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
jojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomCasibomMeritking GirişBets10holiganbet girişbaywingrandpashabet girişDeneme Bonusu Veren Sitelercasibom girişdeneme bonusuDeneme Bonusu Veren Siteler

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]