Unidos de Padre Miguel: A escola de samba do coração da Vila Vintém

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pode parecer que falta muito tempo para o Carnaval, mas para os moradores da Vila Vintém não tem data certa para falar dessa paixão vermelha e branca: Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Padre Miguel. Conhecida como UPM ou apenas como Unidos, a escola existe desde 1957 e fica dentro da favela, no coração da Vila Vintém, Zona Oeste da cidade.

Além da alegria do Carnaval, o Grupo – que conta com Lenilson Leal como presidente e Cícero Costa como diretor de Carnaval – atua para mudar vidas promovendo oficinas, atividades culturais e projetos sociais para crianças e adultos da comunidade. A quadra, que fica na Rua Mesquita número 8, também recebe shows que movimentam a cidade, como a apresentação do pagodeiro Ferrugem, há um mês.

Hoje, a escola integra o grupo de acesso A, e para 2018 já escolheu o seu enredo. Promete sacudir a Sapucaí com “O Eldorado Submerso: Delírio Tupi- Parintitin”, um tema brasileiro que contará a história dos povos que moram à beira do Rio Amazonas e seus afluentes. A escola será a 7a a desfilar no sábado, dia 10 de fevereiro.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]