Desejo de sapato vira negócio na Vila Vintém

Foto: Caio Lima
Foto: Caio Lima

O famoso desejo das mulheres por sapatos, muito retratado em filmes, virou o negócio de Nivia Maria, de 41 anos, moradora da Vila Vintém. A empreendedora é a regra, segundo um estudo do Sebrae realizado em 18 comunidades. A pesquisa afirma que o perfil médio do empreendedor da favela seja de mulheres com mais de 40 anos. Mas nem sempre tudo deu certo. Para Nivia, a principal dificuldade foi abrir a loja, que fica na Rua São José, número 202, Padre Miguel. Precisou vender roupas e sapatos de porta em porta só para as amigas, durante três meses, para viabilizar o dinheiro do espaço físico.

Foto: Caio Lima
Foto: Caio Lima

Mas dificuldade não é o tipo de obstáculo que pare mulheres como Nivia. Ao longo da vida, ficou desempregada por um momento, e a família contou só o orçamento do marido ao seu contra- gosto. “Eu nunca quis depender de homem”. Nivia também já foi balconista e teve um salão dentro de casa. Hoje, além de gerir seu negócio, cursa faculdade de logística. Para o futuro, sonha em abrir outros Ateliês Nívia Simão por aí, dentro e fora da comunidade.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]