Espaço está pronto há mais de dois anos, mas nunca funcionou efetivamente
Moradores da Vila Kennedy, na Zona Oeste, continuam à espera da inauguração do Centro Vocacional Tecnológico (CVT). O espaço é de responsabilidade da FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica) e tinha como premissa, se tornar um ponto de modernidade e cidadania.
A obra foi concluída em novembro de 2014, e a inauguração em fevereiro do ano seguinte. O evento recebeu um grande número de moradores do local, além de diversas autoridades e líderes comunitários. O então secretário estadual de Esportes e Turismo do Estado do Rio, Eduardo Paes também marcou presença na solenidade. Três anos após a celebração, população ainda não foi informada sobre início das atividades.
Moradora antiga da Vila Kennedy, Lucimar Ribeiro, 61 anos, lamenta a inutilização do centro tecnológico. “Isso aqui não funciona, sempre ficou assim, fechado. Poderia ser um curso para as crianças. A Vila Olímpica está quase no mesmo estado, vive fechada”.
A unidade da Vila Kennedy deveria oferecer cursos profissionalizantes e atender aos moradores dos bairros e comunidades do Catiri, Jardim Bangu, Coqueiros, Santíssimo, Carobinha e Gericinó. Entre as instalações aguardadas, estão laboratórios de informática, metrologia, solda, refrigeração, praça de ciência e auditório de multimídia.
Sheila de Almeida, também moradora da comunidade desabafa: ”A Vila Kennedy está abandonada, não existe mais cursos, nem projetos sociais. Nós temos que procurar fora da comunidade. A água da piscina da Vila Olímpica estava verde, as crianças ficam sem atividades, só temos uma creche do Estado para toda comunidade”.
Até o fechamento desta edição, a FAETEC não retornou os contatos do Voz das Comunidades.