UPA 24 HORAS: A upa sigla de unidade de pronto atendimento, é um serviço intermediário entre a atenção básica ( Clínica da Família) e as unidades hospitalares.
>> Trata-se de uma unidade de saúde que funciona em horário integral, inclusive aos fins de semana. É um modelo de atendimento, um conceito de saúde. A unidade está equipada para atender aos usuários em necessidade de pronto atendimento a qualquer situação de emergência.
>> A UPA tem consultórios de clínica médica, pediatria, serviços de laboratório e raio x. conta com leitos de observação para adultos e crianças. salas de medicação, nebulização e uma sala de emergência para estabilizar os pacientes de alta complexidade dando suporte até que se consiga uma vaga em um hospital de grande porte, a upa também esta equipada com uma sala para procedimento de suturas.
Os usuários precisam conhecer qual é a real função da UPA para utilizar os serviços de forma coerente:
COMPETÊNCIAS DA UPA:
I- urgência e emergência traumático ou não;
II- realização de exames laboratoriais, eletrocardiógrafos e radiológicos para diagnosticar situações de urgência e emergência;
III- distribuição de medicamentos para que o usuário possa dar continuidade ao tratamento medicamentoso em casa;
IV- apoio ao atendimento de unidades móveis;
V- apoio as unidades básicas (clínica da família) quando necessário;
NÃO SÃO COMPETENTES AOS SERVIÇOS DAS UPAS:
I- consultas médicas de segmento ou ambulatórias
II- atendimento aos usuários sem necessidade de urgência médica;
III- realização de exames eletivos; IV- troca de curativos;
V- revisão de suturas e retirada de pontos;
VI- internação de pacientes por um período prolongado;
VII- realização de procedimentos cirúrgicos;
VIII- distribuição de medicamentos de uso continuo;
IX- realização procedimentos eletivos médicos ou odontológicos.
NOTA 01:
Quando um paciente procura os serviços da upa, se houver gravidade o mesmo entrará direto para sala de atendimento emergência onde receberá os primeiros atendimentos até que seu quadro seja estabilizado e ser for caso de internação permanecerá ate que consiga uma internação num hospital.
Quando não for caso de gravidade que não comprometa a vida do usuário, serão atendidos (acolhidos), não por ordem de chegada e sim conforme a avaliação dos profissionais enfermeiros que são devidamente treinados e que farão a classificação de risco referenciando para a atenção básica (clinica da família ) da sua região onde são cadastrados.
OBJETIVOS:
A UPA É UMA ESTRUTURA QUE BUSCA CONTRIBUIR PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE OFERECIDOS A POPULAÇÃO:
I- reduzir a procura pelas emergências hospitalares com baixa e média complexidade;
II- garantir o acesso da população o atendimento de urgência, inclusive com exames laboratoriais e radiológicos;
III- realizar atendimento pré- hospitalares de rede pela central de regulação, de vagas com necessidade de internação;
IV- realizar o primeiro atendimento rápido, estabilização e observação dos pacientes por período de até 24 horas de acordo com a classificação de risco, antes da sua remoção para o tratamento definitivo ou liberação para acompanhamento ambulatorial.
URGÊNCIA
“Ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência imediata”. Definição CFM Res. 1451/95.
EMERGÊNCIA
“Constatação médica de agravo à saúde que implique em risco iminente de vida, ou sofrimento intenso, exigindo portanto o tratamento médico imediato”. Definição CFM Res. 1451/95.
Colaboração de Vivian Almeida da Costa, Gerente da UPA Alemão