Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (15) uma grande operação policial se instaurou no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio. Com isso, diversos serviços foram paralisados e alguns alterados, como o trajeto de diversas linhas de ônibus. Muitos moradores também foram as redes sociais deixar seus relatos de medo e indignação.
Trajeto alterado de ônibus
Em nota, a Rio Ônibus informou que devido a operação policial nos Complexos do Alemão e da Penha, seis linhas estão com desvios de itinerários. São elas:
- 621 (Penha x Saens Penha)
- 622 (Penha x Saens Penha)
- 623 (Penha x Saens Penha)
- 625 (Olaria x Saens Penha)
- 679 (Grotão x Méier)
- 312 (Penha x Candelária)
As principais vias estão abertas e com veículos circulando normalmente.
Moradores com medo
A operação começou pela madrugada, impedindo muitos moradores de conseguirem sair de casa e irem para o trabalho. Nas redes, moradores demonstraram sua insatisfação e medo com toda a situação atual do CPX.
O ativista Raull Santiago, morador do Complexo do Alemão, também relatou em suas redes o medo perante a operação policial. Em seu perfil da rede X, ele escreveu. “Já são 6H20, quase 2H de operação policial aqui no Complexo do Alemão. São muitos tiros, seguidos de muito silêncio. Assim como eu, já vi muitas mensagens e fotos de moradores abrigados nos corredores de casa para se proteger. Manhã intensa por aqui”.
Junto com relatos de medo, chegam também muitos pedidos de paz para a favela.
Direitos violados
Além da insegurança e do medo, diversos moradores relataram a presença de policiais em suas casas sem nenhum tipo de mandato, assustando famílias e muitas crianças que dormiam no momento.
Caso você, morador, sinta que seu direito foi violado, entre em contato com a Defensoria Pública através do número 129 ou acessando este link (https://defensoria.rj.def.br/).