Desde sua criação, a Nave do Conhecimento tem sido um marco no acesso à tecnologia e formação profissional para a comunidade. Localizada na Nova Brasília, Complexo do Alemão, o espaço completa 13 anos em dezembro e é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária (IDACO). Possibilitando que moradores do Alemão e de outras favelas do RJ tenham acesso gratuito à capacitação em tecnologia, a Nave oferece cursos e atividades focadas em inclusão digital.
Arlene Martins, coordenadora do espaço, destaca que o principal é fornecer tecnologia e profissionalização gratuitamente. “Trabalhamos com tecnologia, mas nos relacionamos com pessoas, construindo uma relação de amizade e confiança”.
Josiane Santana, supervisora e ex-aluna, relata que a unidade oferece cursos específicos, como o de Informática Sênior, voltado para a terceira idade com alunos que ultrapassam os 80 anos. Ela destaca que o curso é feito para que os idosos se sintam incluídos e capacitados.
Lorena Barbosa, aluna da Nave desde 2022, encontrou no projeto um espaço de acolhimento e crescimento pessoal. “Eu fiz todos os cursos, desde fotografia até colagem digital. Passei o dia inteiro lá, levava marmita e ficava até às 9 da noite”. Para ela, a Nave foi mais do que um local de aprendizado: “Aqui eu criei uma segunda família, um espaço acolhedor onde sou muito bem recebida”.
A equipe de liderança do espaço é formada por três mulheres da própria comunidade, que entendem as necessidades dos alunos e trabalham para a transformação. Johanna Filosi, supervisora do turno da noite, diz: “Eu vejo (a Nave) como uma grande potência, não só pela questão tecnológica, mas de acolhimento para a comunidade”.
“A Nave mudou minha vida. Permitiu que eu respirasse a comunicação e seguisse a fotografia como caminho profissional”, conta Josiane sobre como a Nave a ajudou a desenvolver habilidades que antes achava inacessíveis.
A equipe espera que mais jovens vejam como o espaço pode transformar suas vidas. “Queremos que eles vejam o potencial de encontrar uma profissão e descobrir novos talentos”, afirma ainda a fotógrafa Josiane Santana. A Nave do Conhecimento no CPX permanece como lugar de potência, oferecendo oportunidades para que os moradores se tornem protagonistas de suas próprias histórias.
A Nave funciona de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h30 às 16h30. Para se inscrever nos cursos, basta acessar o site oficial do projeto: https://capacitacao.navedoconhecimento.rio; ou comparecer presencialmente no endereço: Rua Nova Brasília, 63, Praça do Terço, Bonsucesso.