Por volta das 5h20 da manhã já era possível escutar intenso tiroteio por todo o Complexo do Penha, na Zona Norte do Rio. A movimentação é o resultado de uma mega operação policial conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil e faz parte da Operação Torniquete.
Segundo moradores, diversos blindados e viaturas foram avistados nas redondezas do bairro da Penha. Vídeos e fotos, que circulam na internet, mostram o intenso confronto e relatam momentos de tensão nos moradores, que estão saindo para trabalhar.
“Impressionante que só fazem operação policial na hora que trabalhador tá saindo de casa pra trabalhar”. É a reclamação constante dos moradores da região que estão neste momento precisando se deslocar para o trabalho e para escola em meio a mega operação.
Segundo relatos, cinco pessoas foram atingidas e levadas para o Hospital Getúlio Vargas. Manoel Rodrigues de Souza, ainda sem informações do estado de saúde; Ágatha Alves de Souza, 22 anos, que passa por cirurgia. Uma terceira pessoa também deu entrada no hospital ferida por estilhaços na boca e uma quarta por estilhaços na mão, mas ambas seguem em estado estável. Um policial também foi feriado e encaminhado para o Hospital Getúlio Vargas.
Ônibus mudam seus itinerários
De acordo com a empresa Rio Ônibus, devido a operação policial na região do Complexo da Penha, sete linhas estão com desvio de itinerário. São elas:
- 313 (Penha (Grotão) x Praça Tiradentes)
- 621 (Penha x Saens Peña)
- 622 (Penha x Saens Peña)
- 623 (Penha x Saens Peña)
- 625 (Olaria x Saens Peña)
- 679 (Grotão x Méier)
- 721 (Vila Cruzeiro x Cascadura)
BRT Fechado
Devido a mega operação policial no Complexo da Penha, a Estação Da Penha até Vila Kosmos do BRT chegou a ser fechada e só passando ônibus no sentido Terminal Gentileza. Atualmente, as estações foram reabertas
Escolas fechadas
A Secretaria Municipal de Educação informou que, no Complexo da Penha, 16 unidades escolares foram impactadas pelas operações policiais em curso.
Já a Secretaria de Estado de Educação informou que, até o momento, uma escola da rede estadual precisou ser fechada na região.
Impacto na rede pública de saúde
No momento, a Clínica da Família Ana Maria Conceição dos Santos Correia, em Vila Kosmos, suspendeu o início do funcionamento na manhã desta terça-feira (3) e agora avalia a possibilidade da abertura.
A Clínica da Família Zilda Arns, no Complexo do Alemão, mantém o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.
Já a Clínica da Família Aloysio Augusto Novis, Penha Circular, acionou o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, interrompeu o funcionamento.
Segue abaixo vídeos feito por moradores durante a operação no Complexo da Penha.
Matéria em Atualização*