Daniel Coelho, 23 anos, é morador da Cidade de Deus, Rio de Janeiro e está prestes a realizar mais um passo importante em sua carreira no balé. Em uma competição que uniu festival e workshops de balé clássico e jazz, Daniel se destacou, conquistando o segundo lugar dançando o pas de deux “Paysant” ao lado da bailarina Bia Dutra. O prêmio foi ainda mais especial, uma bolsa integral de três meses no Dallas Conservatory, no Texas, Estados Unidos (EUA). Agora, ele enfrenta o desafio de viabilizar a viagem, que envolve custos com passagens, hospedagem e alimentação.
Daniel começou a frequentar aulas de balé aos 15 anos, na Academia de Dança Valéria Martins, onde aprendeu os primeiros passos e cultivou o amor pela arte. Aos 20 anos, o bailarino conseguiu uma bolsa para estudar em Nova Iorque, mas devido à pandemia, o sonho foi adiado. Ele continuou aprimorando suas habilidades, inclusive economizando para finalmente viajar a Nova Iorque em 2021, após o final da pandemia. De volta ao Brasil, Daniel decidiu elevar seu nível técnico e se matriculou na Escola de Dança Slava Goulenko, na Ilha do Governador, enfrentando diariamente uma viagem, entre 1h e 1h10, para chegar às aulas.
“Chego por volta das 15h e só saio de lá às 21h30”, conta ele. Mesmo nos momentos mais difíceis, Daniel vê o apoio de Deus e de professores como essenciais para sua evolução. “Sempre lutei por isso. Busco aprender sempre mais e ser um grande bailarino e coreógrafo”, diz ele.
Além de Daniel, seus colegas Renato Santiago e Julia Gonçalves, também da escola de dança Slava Goulenko, foram contemplados com a mesma bolsa. Para janeiro, eles tem o convite de embarcar para os Estados Unidos, onde o Dallas Conservatory o espera. Apesar da bolsa integral, os alunos ainda precisam arcar com outras despesas, o que o fez Daniel iniciar uma mobilização para levantar os fundos necessários. Determinado, ele vê essa nova etapa como um sonho a ser realizado, um passo para se tornar o artista que sempre quis ser.
Para contribuir para a viagem de Daniel, basta clicar aqui.