O “Fala Tu Lab” é uma iniciativa especial lançada pela Matizar Filmes em comemoração aos seus 20 anos de atuação. O projeto busca ser um espaço de aprendizado e experimentação, incentivando a troca de experiências no campo do cinema através de uma perspectiva inclusiva. Em parceria com a Baluarte Cultura e com o apoio de instituições como Paradiso Multiplica, Festival do Rio, Canal Curta e Solar dos Abacaxis, o programa tem como objetivo apoiar a criação de documentários inovadores.
O programa oferecerá um apoio financeiro de R$ 14 mil para quatro projetos documentais, além de acesso a um curso de formação ministrado por grandes nomes do cinema nacional. No total, até 12 projetos serão selecionados para apresentação a um júri, e os quatro finalistas serão anunciados em dezembro. Todas as atualizações serão divulgadas nas redes sociais da Matizar Filmes e da Baluarte Cultura.
As inscrições para o programa são gratuitas e estarão abertas de 14 de outubro a 14 de novembro no site do “Fala Tu Lab” da Matizar Filmes. Os curtas produzidos pelos selecionados terão uma estreia especial em uma sessão de cinema, destacando as histórias e o talento desses novos cineastas.
O curso de formação, que terá duração de quatro meses, contará com mentorias de cineastas renomados, incluindo Allan Ribeiro e Milena Manfredini, além de aulas ministradas por Mariana Baltar e Lívia Goulart. “Nosso primeiro filme, Fala Tu, completa 20 anos e, para celebrar, estamos lançando esse laboratório para apoiar novos projetos de cinema”, explicou Nathaniel Leclery, um dos fundadores da Matizar Filmes e autor do conceito do “Fala Tu”.