Imagina receber um kit em uma caixa que te garante descobrir um mundo novo através da tecnologia? Foi isso que 32 alunos da Escola Municipal Abelardo Chacrinha Barbosa, na Rocinha, Zona Sul do Rio receberam.
Na última quarta-feira (9), foi ministrada na escola a última aula do Projeto Pipas Labs, um projeto que utiliza kits educacionais de tecnologia criativa para gerar maior inclusão econômica em comunidades, oferecendo arte, autoexpressão e habilidades técnicas.
“As aulas que nós estamos dando, basicamente são uma introdução da tecnologia e o uso dela de forma lúdica para que as crianças consigam ter um conhecimento e comecem o caminho da aprendizado na área da tecnologia e descubram também como utilizar ela de forma criativa, tanto para a sua vida pessoal ou também para futuras carreiras profissionais”, conta um dos professores responsáveis, Thiago Firmino.
Atualmente, o projeto acontece na Rocinha, mas o professor conta que ele já aconteceu em outros locais e em outras favelas também, como por exemplo a favela da Maré. O projeto abrange diversas áreas da tecnologia. “De circuitos eletrônicos com LEDs, ou a forma como uma corrente elétrica funciona. As crianças podem utilizar isso tanto para incrementar brinquedos em suas vidas, como eles também podem utilizar isso como material de estudo, para poder futuramente se aprofundar em campos maiores da área de tecnologia, ao qual eles poderiam não ter oportunidade, ou nunca teriam conhecido, dependendo da sua história de vida”, conta o professor.