Atenção cidadão! O aplicativo do e-Título só poderá ser utilizado nas eleições municipais deste ano, no lugar do título de eleitor físico, se o cadastro estiver atualizado ou for feito até este próximo sábado (5).
O e-Título é um aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral para os brasileiros acessarem seus títulos de eleitor. Através deste aplicativo gratuito, disponível para smartphones e tablets, é possível ter o título digitalmente, eliminando a necessidade de carregar o documento físico.
O serviço oferece outros benefícios como a emissão da certidão de quitação eleitoral, um documento fundamental para diversos processos, como concursos públicos e obtenção de passaporte.
Saiba como tirar o e-Título
Para ter acesso ao título de forma digital, é preciso baixar o aplicativo na loja do sistema operacional do aparelho (Android ou Apple, por exemplo). Para isso, basta digitar “e-Título” na busca.
Após a instalação, preencha os dados como Nome do eleitor; Data de Nascimento; Número do CPF e Nome dos pais. Depois, é preciso validar algumas informações como a UF de votação; cidade natal; profissão, entre outros.
Durante o cadastro pode ser solicitado uma validação facial. Logo em seguida, o sistema irá disponibilizar suas informações eleitorais, como número do título, a zona e seção de votação.
Eleitores com a foto no sistema da Justiça Eleitoral podem utilizar o aplicativo como forma de identificação na hora de votar. Contudo, aqueles que não cadastraram a imagem no aplicativo, deverão comparecer com o documento oficial com foto (RG ou CNH, por exemplo) no dia da votação.
Lembrando que as eleições municipais acontecem no próximo domingo, dia 06 de outubro.