A Gastromotiva está com inscrições abertas para o curso gratuito de Formação em Cozinheiro Gastronômico Social, que será realizado no Refettorio da organização, na Rua da Lapa, nº 108, no Rio de Janeiro. As aulas, que começam em 1º de outubro, ocorrerão presencialmente nos períodos da manhã e da tarde. Com duração de dois meses, o curso oferece 20 vagas para interessados em desenvolver habilidades na área gastronômica com foco em impacto social.
Para participar pode fazer a sua inscrição, através do link https://plataformagastromotiva.azurewebsites.net/Cadastro?turmaId=52. O curso vai abordar os temas como boas práticas na manipulação do alimento, aproveitamento integral dos alimentos, educação alimentar e nutricional, combate ao desperdício, postura profissional, entre outros. Antes da parte prática no Refettorio Gastromotiva, os alunos também contarão com aulas online.
“Um dos meus propósitos e da Gastromotiva é a geração de oportunidades, e nada mais indicado que gerar oportunidades por meio da educação, que é um pilar que a nossa organização dedica seus esforços desde a sua fundação, em 2006, na Favela do Jaguaré, em São Paulo. O Refettorio, no Rio, é um espaço de sonhos e transformação de realidades, e estamos muito felizes de realizar mais um curso no espaço”, disse David Hertz, cofundador e presidente da Gastromotiva.
Fundada em 2006 por David Hertz, a Gastromotiva tem um extenso histórico de impacto educacional e social. O projeto teve início na Favela do Jaguaré, em São Paulo, por meio de cursos de formação em gastronomia e empreendedorismo, e desde então, já formou mais de 10 mil alunos em todo o Brasil e na Cidade do México. Boa parte dos formandos da organização são moradores de favelas e periferias que, após a conclusão dos cursos, conseguiram criar seus próprios empreendimentos ou ocupar vagas em renomados restaurantes e hotéis.
O Refettorio Gastromotiva foi construído, em 2016, como legado dos Jogos Olímpicos do Rio daquele ano. Desde dezembro de 2023, o local é um restaurante aberto ao público para o almoço, de segunda a sexta-feira, no valor de R$ 45, que é revertido integralmente para os jantares solidários, oferecidos todas as noites para pessoas em situação de vulnerabilidade no espaço. Tanto esses jantares como o almoço são preparados por cozinheiros formados na Gastromotiva, bem como o chef do Refettorio Gastromotiva, Rodrigo Sardinha.