Ingrid Silva, uma das personalidades mais icônicas do balé a nível mundial, dançou no Rock in Rio no show que homenageou Alcione no Palco Sunset. Ingrid é do Rio de Janeiro e, na sua trajetória, passou pela Vila Olímpica da Mangueira.
A bailarina contou que o convite para participar do Rock in Rio veio depois que ela conheceu Zé Ricardo no programa Sem Censura, da TV Brasil. No meio do programa, o presidente do Rock in Rio perguntou se ela já tinha ido ao festival. Ela respondeu que não e ele indagou que a presença dela deveria acontecer no festival. “Ele falou assim: ‘Ah, a gente quer fazer uma homenagem pra Alcione. Que tal se você dançar no show?’ E eu ‘Oi??? Achei que eu só ia participar para estar ali presente, pra curtir, não para estar no palco com a rainha do samba, né?”
Nada mais justo do que dançar para quem fundou a Vila Olímpica
Ingrid contou à reportagem que tem um carinho muito grande pela história da Alcione. “Eu comecei ballet na Vila Olímpica da Mangueira que é um lugar onde ela também é fundadora da Mangueira do Amanhã. É um lugar onde a gente sempre se intercalou nas narrativas, histórias, jornadas… E poder estar no palco hoje dançando na abertura do show dela, e não só em uma música, mas duas, é algo muito potente”, contou ela que diz estar feliz ao representar o sonho de várias meninas que trilham o mesmo caminho.
Projetos sociais: ‘Verdadeiramente, uma transformação’
Para Ingrid, projetos sociais são oportunidades que ampliam o conhecimento e desenvolvem novos talentos, principalmente dentro das favelas. E ela aconselha que quando as oportunidades chegam, é necessário abraçá-las. “Às vezes a gente não acredita na potência que é. Mas são através de oportunidades de projetos sociais atuantes nas escolas com bolsas de estudos ou professores que incentivam, é uma transformação gigantesca, né? Se eu não tivesse entrado no projeto social na Vila Olímpica da Mangueira, hoje, eu nem saberia o que que seria um balé clássico. Não saberia o que é estar num palco. Não teria essa oportunidade de dançar ao lado de Alcione aqui no Rock in Rio”.
“Se você gosta de alguma coisa e você tem oportunidade de poder viver aquilo dali junto com um projeto social atuante na comunidade, seja ele qual for, FAÇA. Você nunca sabe como que aquilo ali pode transformar a sua vida.“
Ingrid Silva
Confira fotos da apresentação da bailarina no Palco Sunset, no Rock in Rio: