É FALSO vídeo que associa Comando Vermelho apoiando candidatura de Eduardo Paes à Prefeitura do Rio
Um vídeo de pessoas em uma “motociata” está circulando junto com uma mensagem que aponta o que seria o ‘Comando Vermelho’ e integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) indo para
Um vídeo de pessoas em uma “motociata” está circulando junto com uma mensagem que aponta o que seria o ‘Comando Vermelho’ e integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) indo para uma convenção com a intenção de apoiar Eduardo Paes, candidato a prefeito da cidade do Rio.
As mensagens que circulam são essas:
– “Comando Vermelho e PT apoiando abertamente o Eduardo Paes a reeleição de Prefeito do Rio de Janeiro…”
– “Momento de saída para a convenção bandeira do PT e CV se misturam”.
– “Como eles falam a verdade do amor, vão dizer que é mentira do ódio”!
O conteúdo não demorou a se espalhar pelas redes, graças, inclusive, a alguns influentes que estão compartilhando o vídeo. Porém, a história é falsa. Vamos aos fatos:
É verdade que Eduardo Paes recebeu o apoio do Comando Vermelho no vídeo em questão?
Não. O vídeo não tem qualquer ligação com as eleições municipais do Rio de Janeiro, Eduardo Paes ou mesmo é a prova de algo que “foi mandado pelo Comando Vermelho”. Inclusive, o vídeo tratado na fake news é antigo.
Qual é o contexto do vídeo que está circulando na internet?
O vídeo em questão é do período eleitoral de 2022. Na ocasião, Lula foi ao Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio, para um evento de sua campanha. Na ocasião, o também candidato à presidência Jair Bolsonaro, tentou ligar, sem qualquer prova, a visita do petista à “bandidagem”. Diversas fake news circularam na internet. Uma deles associava Lula ao Comando Vermelho, somente por usar um boné que tinha as siglas da favela em questão, CPX. Na realidade, a organização do evento foi da ONG Voz da Comunidade.
Eduardo Paes ou Lula estão sendo apoiados pelo Comando Vermelho?
Não há qualquer prova disso. Trata-se de uma série de acusações sem nenhum tipo de comprovação.