A exposição Marejar, se refere tanto ao nome da Maré como às emoções de marejar os olhos. A ocupação artística é uma homenagem ao conjunto de favelas da norte do Rio, foi inaugurada nesta última segunda-feira (5) e ficará aberta ao público até o dia 11 de outubro de 2024. A comunidade é o berço do “Imagens do Povo”, programa de fotografia popular do Observatório de Favelas, e as 20 fotografias selecionadas são de fotógrafos mareenses. A exposição faz parte da “Ocupação Galeria 535 – Imagens do Povo 20 anos” e acontecerá dentro do território, na Galeria 535, Rua Teixeira Ribeiro, 535 – na Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro.
“Essas imagens talvez não sejam as que permeiam o senso comum, seja de fora ou mesmo de dentro da própria Maré, mas são as que os fotógrafos e fotógrafas do Imagens do Povo reconhecem como fundamentais, pois sabem da importância de destacar o lado humano, cujos direitos garantidos por lei devem ser reivindicados. Desta forma, fotografar a alegria, a vida e a cultura, nesse contexto, é também uma forma de luta”, convidam as curadoras Jaqueline Felix e Joana Mazza.
A exposição Marejar na Galeria 535 é aberta ao público geral, com ações acessíveis à visitação e ações educativas com adequação de abordagem e linguagem para pessoas surdas, pessoas com síndrome de down, crianças e jovens, atendendo a diferentes grupos. Os mediadores culturais serão mobilizados por meio de parcerias com instituições de ensino ou instituições de assistência, preferencialmente do território.
A Exposição Marejar, do Programa Imagens do Povo, é realizada pelo Observatório de Favelas, apresentada pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro através da Lei Paulo Gustavo.
Para mais informações acompanhem o Instagram oficial: @imagensdopovo e no site oficial: imagensdopovo.org.br.