O Dia Nacional do Capoeira será celebrado da melhor forma. O Cineclube Casarão Afrocentrado traz uma programação especial com a temática do universo da capoeira contada nos filmes, uma curadoria que protagoniza à cultura negra através da cultura da capoeira. Nesta sexta-feira (2), a partir das 17h, terá a exibição gratuita do curta-metragem “Lá do Alto”, do longa-metragem “Besouro” e apresentação da roda do grupo Kito Capoeira no espaço da Ser Cidadão, Rua Fernanda, nº 140, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O evento contará com a participação de Luciano Vidigal, cineasta e diretor do curta, que estará em bate-papo com o público.
O Cineclube Casarão
O Cineclube Casarão acontece na ONG Ser Cidadão desde 2016, e pela primeira vez, numa temporada de cinco meses, trouxe os filmes que protagonizam à cultura negra, por isso, ganhou o nome Cineclube Casarão Afrocentrado em edição especial, e conta com o apoio da RioFilme através do Edital Ações Locais.
“Exibição de filmes voltados à cultura preta, protagonizados, dirigidos, enfim, realizados por pessoas pretas, em celebração a contribuição da comunidade negra para a história do país, então a gente está nessa temporada pensando em uma programação que vise promover a reflexão sobre a importância e a contribuição da cultura negra nessa história, então a gente pensa o Cineclube não só como uma oportunidade para a comunidade de esforço. Desfrutar de produções cinematográficas de alta qualidade, mas também como uma plataforma para a gente dialogar sobre temas relevantes que afetam a comunidade negra”, afirma Grasiela Cordeiro, coordenadora do projeto.
“A gente está em Santa Cruz, que é um bairro com uma grande extensão territorial e uma alta densidade populacional que não tem uma sala de cinema. Então, a gente busca também ser uma ponte para que as pessoas possam acessar o cinema”, Grasiela detalha sobre a importância do cinema popular dentro do território.
O convite se estende a todos os moradores de Santa Cruz a participar deste evento único, que promete ser uma experiência enriquecedora e inspiradora para todos. A entrada é gratuita e terá pipoca liberada, e todos são bem-vindos a se juntar a esta celebração da cultura negra.
Para mais informações sobre o evento e futuras exibições, visite o site da Ser Cidadão ou o perfil do Instagram @sercidadão.