Disciplinado, dedicado, um atleta diferenciado… Assim é conhecido Ryan Candito de Lana.
Ryan tem 13 anos e é morador do Complexo da Penha, Zona Norte do Rio. Recentemente o atleta ganhou o Campeonato Estadual da FJJ-RIO, a principal federação de jiu-jitsu do estado do Rio de Janeiro, que aconteceu no dia 16 de junho deste ano na Arena Juventude Deodoro.
O jiu-jitsu está na vida do Ryan há 3 anos. De acordo com seu treinador e professor, Soldado Barroso, o atleta deu início a sua trajetória na faixa branca, passando para a cinza e hoje está na faixa amarela.
Soldado Barroso, que está lotado na 7ª UPP/ 16ª BPM da Vila Cruzeiro, explica que desde que Ryan se envolveu no esporte ele tem se destacado por ser um atleta diferenciado. “Não falta treino, não falta a escola, é exemplo para os demais. É uma honra para nós, professores, poder proporcionar esse momento para o atleta, pois nada disso poderia ser possível se ele não se dedicasse”, conta o treinador.
O projeto em que Ryan faz parte é uma iniciativa da Polícia Militar que realiza escolinhas nas UPPs chamadas Geração UPP – Jiu-Jitsu. O treinamento acontece no IBIS ao lado do campo do ordem na Estrada José Rucas, 1266, na Penha. E o treinador promete, “é só o começo”.