O F20 começou! O terceiro andar da Casa Voz Vidigal, Zona Sul do Rio de Janeiro, recebeu o grande evento que colocou a favela no debate global. O evento contou painéis que discutiram temas que serão encaminhados para a reunião de cúpula do G20 que acontecerá no Rio de Janeiro no mês de novembro.
No primeiro painel, com a mediação da Gabriela Santos – organizadora do F20, mediou a mesa composta por Rene Silva do Voz das Comunidades; Guilherme Simões atual secretário de Periferias e Thaiz Nascimento integrante do Grupo de Trabalho Y20 pelo G20. Eles falaram sobre a importância da população das favelas em também ser participante de pautas que movimentam a sociedade.
No segundo painel, intitulado Justiça Social: Construindo pontes com foco na redução da Pobreza e a fome, teve a mediação da jornalista da TV Globo Ana Paula Araújo. A mesa foi composta pela Regina Tchelly da Favela Orgânica; Ana Maria da Mulheres Sementeiras do Vidigal; David Hertz da Gastromotiva.
A intervenção artística ficou por conta dos MC’S e rappers da Batalha da Califórnia e Da.Síriaprod na laje da Casa Voz Vidigal, além disso, foi liberado o almoço para o público pela iniciativa da Gastromotiva.
Na parte da tarde, o terceiro painel debateu o tema: Qual o papel do G20 na promoção da redução de riscos de desastres nas Favelas? A mediadora foi a Dira Paes, atriz e ativista. A mesa contou com a presença de Brenda Vitória, favelada, educadora ambiental, pesquisadora e articuladora territorial; Aira Nascimento do Instituto As Josefinas; Valter Gomes do Instituto Gerando Falcões – Painelista; Sydnei Menezes – Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ).
Foto: Selma Souza/Voz das Comunidades
Foto: Selma Souza/Voz das Comunidades
O painel 4, teve como tema “Justiça Climática nas favelas: Qual o nosso olhar com foco no G20?” O mediador foi Jonathan Azevedo, ator e cria do Vidigal. A mesa foi composta por Kayá, ativista Climática; Anna Sol, também ativista, multiartista e fundadora do Centro de Arte Solar; Daniel Diowo, Liderança da Comunidade Congolesa no Brasil.
O último painel com o nome “Desafios enfrentados pelas favelas no acesso à água, saneamento e higiene” Foi mediado por Erleyvaldo Bispo, um dos organizadores do F20, que dividiu mesa com Rejany Ferreira, da Rede de Saneamento, IFÁ Boiyé Ajagunnãn e Bender Arruda.
E para fechar o evento com chave de ouro, teve apresentação artística do Vidiga na Social.
Foto: Igor Albuquerque/Voz das Comunidades
ISSO FOI APENAS O CONVITE PARA TODOS OS MORADORES DE FAVELA ABRAÇAREM O F20!
A Favela no Debate Global continuará com encontros ao longo do ano, então acompanhe o Voz das Comunidades para ficar por dentro da favela no debate global!