De plie em plie um sonho vem sendo construído. Yasmin Salviano tem 14 anos, faz aulas de balé desde os 7 no projeto ViDançar e recentemente foi aprovada para o Gran Premio America Latina que acontecerá na Argentina em setembro deste ano. Cria do Complexo do Alemão, Yasmin desde muito nova demonstrou ter aptidões e muito interesse pela dança.
“Desde pequena, ela demonstrou ter muita disciplina. Ela sempre foi uma boa aluna, prestou a atenção e sempre seguiu as regras e diretrizes. Mesmo com um exercício que gerasse um desconforto, percebi que ela aguentava”, conta Sabrina Vaz, primeira professora de Yasmin no projeto ViDançar.
Tímida, calada e bem quietinha, Yasmin sempre sonhou em seguir a carreira de bailarina. Ela conta que hoje a dança é a vida dela. Aos 14 anos, ganhou uma bolsa para fazer aulas na escola Spinelli Escola de Dança, na Vila Isabel, Zona norte do Rio. Em abril deste ano, participou de uma seletiva e foi selecionada para participar do GPAL (Gran Prêmio American Latina 8°Competência Internacional de Ballet), na Argentina que é uma competição renomada e de grande importância para bailarinos. Nessa competição, muitas oportunidades de ofertas de bolsas de estudos internacionais e nacionais são oferecidas aos participantes.
A mãe de Yasmin, Sheila Salviano, conta que a filha foi a única menina nascida e criada na favela selecionada para participar da competição, mas que precisa de ajuda para custear a viagem. “Ela não pode ir sozinha. Precisa de acomodação, vôo, alimentação…”, desabafa a mãe.
Mesmo com os obstáculos, o sonho continua e Yasmin está com uma vakinha online para quem desejar ajudar a bailarina a conquistar mais esse passo. “É o meu sonho ir em busca de condições de me tornar uma bailarina profissional e que através disso, a minha história possa alcançar outras crianças e adolescentes de comunidade para que também possam ir em busca de seus sonhos”, conta a bailarina.
Para ajudar Yasmin, é só acessar esse link da vakinha online.