Na última segunda-feira (15), foi inaugurada unidade dos Correios no Morro da Mangueira, favela da Zona Norte do Rio de Janeiro. A unidade é resultado de uma parceria do Correios com Prefeitura do Rio de Janeiro, que providenciou a infraestrutura e o equipamento necessário para a instalação do canal de atendimento, oferecendo o serviço à população.
A estratégia da empresa estatal é que a agência na Mangueira sirva como base para a ampliação de mais 20 unidades que serão abertas em favelas cariocas. Além destas 20 unidades, há um plano de implementar mais 30 agências em favelas do estado do Rio em 2024, totalizando 50 agencias dos Correios nas favelas.
O evento de inauguração, contou com a presença do superintendente estadual dos Correios no Rio de Janeiro, Paulo Cesar Penha da Silva Junior, do secretário municipal estadual de Desenvolvimento Econômico e Solidário, Diego Zeidan Cardoso Siqueira, além dos representantes e das lideranças do Morro de Mangueira.
De acordo com Erika Andréia Santos da Silva, presidente da Associação de Moradores do Complexo da Mangueira, a unidade ser dentro da comunidade ajuda os comerciantes e empreendedores locais, pois facilita a postagens, os envios e as encomendas, e também, deixa o produto mais barato porque não precisa gastar dinheiro de passagem para ir em uma agência mais próxima. “As pessoas vêm aqui, dentro da sua casa, essa unidade é uma casa, casa do nosso povo e deixa as suas postagens aqui”, complementou Erika.
A instalação do ponto de atendimento na Mangueira beneficia cerca de 20 mil moradores da região. A unidade está localizada no local conhecido como “Buraco Quente”, com acesso pela Rua Visconde de Niterói, ao lado da quadra da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.