‘Dance sem Fronteiras’: Bailarina do Complexo do Alemão embarca para intercâmbio cultural na Europa

Carolina Baptista, do Projeto ViDançar, participará de residência artística em Portugal e Espanha
Foto: Divulgação

A bailarina Carolina Baptista, 26 anos, é professora de dança do Projeto ViDançar há 7. Talentosa, Carolina foi selecionada para um intercâmbio cultural que a levará para Portugal e Espanha. A convite da Associação Dance Sem Fronteiras e da Associação de Dança do Eixo Ibero-Atlântico (Adeixa), Carolina participará de uma residência artística de três meses em Valença, em Portugal.

Carolina, que é moradora do CPX, fará um intensivo de dança com capacitação técnica e terá a oportunidade de viver uma temporada na Europa. A professora está ansiosa para a nova experiência. “Esse novo desafio vem carregado de um misto de sentimentos. Afinal, vou vivenciar essa experiência do outro lado do oceano, longe da família e dos alunos, mas com o coração em festa pela oportunidade ímpar. Não vejo a hora de conhecer as didáticas e metodologia desenvolvidas pela Liana em sala de aula. Sinto que vou ampliar os meus horizontes e trocar com os dançarinos em Portugal por três meses. Depois, voltarei ao ViDançar para transmitir tudo o que aprendi”, relata.

Foto: Divulgação

“E senti isso na essência do ViDançar”, afirma idealizadora do projeto de intercâmbio

A idealizadora do intercâmbio é a brasileira Liana Fortuna Rigon, que atua como bailarina, professora, coreógrafa, produtora e diretora. Atualmente morando na Espanha, ela descobriu o ViDançar navegando na internet em 2020. “Durante toda a minha vida profissional colaborei com projetos sociais, oferecendo bolsas de formação. Acredito na diversidade e na necessidade de inclusão através do processo educativo de aprendizagem da arte de dançar. Mais do que formar bailarinos, a aprendizagem da dança é um instrumento transformador do indivíduo e do meio em que vive. E senti isso na essência do ViDançar. É empolgante e motivador oferecer essa oportunidade de uma experiência que melhora a vida das pessoas, para um projeto social que está estruturado e trabalhando para esse objetivo”, afirma Liana.

ViDançar para o mundo

Para Ellen Serra, CEO do ViDançar, a participação de Carolina no intercâmbio é um marco para o projeto. “A Liana é um verdadeiro presente para o ViDançar. Ela tem a experiência de atender, em seu projeto, jovens de todos os segmentos sociais, incluindo estudantes europeus, imigrantes e refugiados que chegam na Europa. O convite às nossas professoras para essa vivência em Portugal é uma oportunidade única, pois elas aprenderão muito sobre diferentes vertentes da dança e ainda vão viver em outro país, durante três meses. Estamos levando o ViDançar para o mundo e isso só potencializa ainda mais o que fazemos com tanto empenho”, destaca Ellen.

O intercâmbio cultural terá início em breve e Carolina está se preparando para a nova etapa em sua carreira. A jovem espera que a experiência seja enriquecedora e que ela possa contribuir ainda mais para o desenvolvimento do Projeto ViDançar.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]