Saiba o que é a Conferencia Nacional de Cultura; evento acontece nesta semana com cobertura do Voz das Comunidades

Evento reúne pessoas de diferentes áreas da sociedade para debater sobre o rumo da cultura brasileira
Imagem: Reprodução

A 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC) está marcada para acontecer de 4 a 8 de março de 2024, em Brasília e reunirá cerca de 3.000 participantes, incluindo fazedores de cultura, representantes da sociedade civil e gestores. A CNC é organizada pelo Ministério da Cultura (MinC) e o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), o evento tem como tema “Democracia e Direito à Cultura”, destacando a cultura como um direito universal.

Mas o que é a Conferência Nacional de Cultura?

As Conferências Nacionais de Cultura são encontros importantes para discutir e definir as políticas culturais no Brasil. Elas reúnem pessoas de diferentes áreas da sociedade para falar sobre o rumo da cultura no país. Desde a primeira conferência, em 2005, até a mais recente, em 2013, esses encontros têm sido essenciais para fortalecer o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e para que mais pessoas participem nas decisões sobre cultura.

A última CNC aconteceu há 10 anos atrás, o que acarretou em poucos avanços no setor cultural do Brasil. Com a sua volta, e com uma programação de cinco dias, a 4ª CNC abordará seis eixos temáticos, desde a institucionalização da cultura até a economia criativa e direitos às artes e linguagens digitais. São eles:

  • Eixo 1) Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
  • Eixo 2) Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
  • Eixo 3) Identidade, Patrimônio e Memória;
  • Eixo 4) Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
  • Eixo 5) Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
  • Eixo 6) Direito às Artes e Linguagens Digitais.

A 4ª CNC busca avaliar conquistas e desafios da política cultural no Brasil e, através dos eixos, propor diretrizes para a construção de um novo Plano Nacional de Cultura (PNC). Este plano orientará as políticas públicas no setor, reforçando o compromisso com a democratização do acesso e a valorização da diversidade cultural. Para Margareth Menezes, Ministra da Cultura, a conferência é fundamental para a expressão da cidadania e diversidade de pensamentos e criações do povo brasileiro. Em 2023, a ministra esteve no Complexo da Penha para ouvir demandas de agentes de promoção da cultura.

Cantores renomados, como Daniela Mercury, Fafá de Belém, Paulinho da Viola e Diogo Nogueira, participarão com performances musicais, celebrando a diversidade cultural brasileira.

Voz das Comunidades na 4ª Conferência Nacional de Cultura

O Voz das Comunidades, representando a região sudeste do Brasil, recebeu um convite especial do Ministério da Cultura para realizar a cobertura da 4ª Conferência Nacional de Cultura. Fique atento nas redes sociais e aqui no portal do Voz das Comunidades para ficar por dentro do que vai rolar na 4ª Conferência Nacional de Cultura.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]