O Voz das Comunidades lançou, nesta quinta-feira (29), o painel ‘Dengue nas Favelas’, que tem como objetivo acompanhar e divulgar informações atualizadas sobre a epidemia da arbovirose em 11 comunidades cariocas. As informações epidemiológicas são apuradas a partir da Subsecretaria de Promoção da Saúde, Atenção Primária e Vigilância de Saúde (SUBPAV).
Atualmente, os casos confirmados nas 11 favelas do Rio ultrapassam 3 mil confirmações, sendo o Complexo do Alemão o local com o maior número de casos, com mais de 1.600 registros. Além do Alemão, Rocinha, Complexo da Maré, Acari, Gardênia Azul, Manguinhos, Cidade de Deus, Mangueira, Vidigal, Vila Kennedy e Jacarezinho também estão sendo monitorados.
O Painel Dengue nas Favelas disponibiliza diariamente, por meio de uma plataforma online, dados como o número de casos confirmados nas favelas do município do Rio, gráficos da evolução do vírus por dia e quantidade de óbitos.
Renato Moura, diretor operacional da ONG, conta que a ideia é fazer um recorte da situação real da epidemia, com foco nos locais de maior vulnerabilidade social. “Desde o início dos primeiros casos, quando o assunto se tornou mais preocupante, iniciamos campanhas de conscientização utilizando nossas ferramentas como o aplicativo, impresso e site. Também iremos publicar diariamente nas redes sociais o número de casos confirmados das últimas 24 horas.”
Importância de ter um painel voltado para as favelas
O Painel Dengue nas Favelas é uma ferramenta importante para auxiliar no controle e combate à Dengue, fornecendo informações precisas e atualizadas para a população e autoridades de saúde. A iniciativa reforça o compromisso do Voz das Comunidades em promover a conscientização e ações efetivas de enfrentamento às epidemias que afetam as comunidades do Rio de Janeiro.