As aulas das creches e escolas municipais do Rio de Janeiro voltaram nesta segunda-feira (5). A Secretaria Municipal de Educação informou que, neste ano, há 660 mil alunos matriculados no Ensino Fundamental, Ensino Infantil e Educação de Jovens e Adultos. O período letivo vai até 20 de dezembro.
Morador do Complexo da Penha, Zona Norte do Rio, Kellvyn Costa, de 9 anos, está indo para o 4º ano e sua mãe, Evelyn Silva, afirma que ambos estão bem ansiosos. “Ele está em uma escola bem boa! Hoje, a princípio, foi entrega do uniforme escolar e apresentação dos alunos”, conta Evelyn. Fugindo do tradicional, ela conta, ainda, que seu filho tem como matérias favoritas português e matemática.
Evelyn informou também que sua filha de 2 anos, Kerollyn, está na lista de espera para a creche. “A fila nunca anda. Mas eu acredito que vá conseguir lá para o fim de fevereiro”, torce.
Amanda Libório, do Morro da Providência, na Zona Portuária, é mãe de primeira viagem do pequeno Kauai, de 1 ano e 2 meses, e confessa que antes tinha receio com creches, mas que isso mudou. “Antigamente, eu olhava com maus olhos, por questões de cuidado com a criança, medo de epidemias, alimentação, etc. Mas a creche virou uma grande rede de apoio para mim!”, relata.
Ela conta que não estava ansiosa, porque tinha medo. “Hoje enxergo não só a importância para o desenvolvimento dele, como também um forte aliado para mim que preciso trabalhar – mesmo a creche liberando bem antes do meu horário de saída do trabalho. A creche já desafoga um pouco as redes de apoio que tenho em casa”, pontuou.
Calendário – Ensino Fundamental
Calendário – Ensino Infantil
Calendário – Ensino de Jovens e Adultos
Prefeitura proíbe celulares até na hora do recreio
O uso do celular e outros dispositivos tecnológicos nas escolas municipais do Rio de Janeiro está proibido. O decreto foi publicado na última sexta-feira (2) e informa que os mesmos deverão ser guardados na mochila ou bolsa do próprio aluno, desligado ou ligado em modo silencioso. A proibição na rede pública do município passa a vigorar dentro e fora da sala de aula. Também vale em caso de realização de trabalhos individuais ou em grupo, mesmo fora da sala de aula, e durante os intervalos, incluindo o recreio.