Pesquisar
Close this search box.

Mais de 600 mil alunos da rede municipal do Rio voltam às aulas nesta segunda (5); mães relatam expectativas para ano letivo

As aulas vão ate 20 de dezembro no Ensino Fundamental, Infantil e Educação de Jovens e Adultos
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

As aulas das creches e escolas municipais do Rio de Janeiro voltaram nesta segunda-feira (5). A Secretaria Municipal de Educação informou que, neste ano, há 660 mil alunos matriculados no Ensino Fundamental, Ensino Infantil e Educação de Jovens e Adultos. O período letivo vai até 20 de dezembro.

Morador do Complexo da Penha, Zona Norte do Rio, Kellvyn Costa, de 9 anos, está indo para o 4º ano e sua mãe, Evelyn Silva, afirma que ambos estão bem ansiosos. “Ele está em uma escola bem boa! Hoje, a princípio, foi entrega do uniforme escolar e apresentação dos alunos”, conta Evelyn. Fugindo do tradicional, ela conta, ainda, que seu filho tem como matérias favoritas português e matemática.

Evelyn informou também que sua filha de 2 anos, Kerollyn, está na lista de espera para a creche. “A fila nunca anda. Mas eu acredito que vá conseguir lá para o fim de fevereiro”, torce.

Amanda Libório, do Morro da Providência, na Zona Portuária, é mãe de primeira viagem do pequeno Kauai, de 1 ano e 2 meses, e confessa que antes tinha receio com creches, mas que isso mudou. “Antigamente, eu olhava com maus olhos, por questões de cuidado com a criança, medo de epidemias, alimentação, etc. Mas a creche virou uma grande rede de apoio para mim!”, relata. 

Ela conta que não estava ansiosa, porque tinha medo. “Hoje enxergo não só a importância para o desenvolvimento dele, como também um forte aliado para mim que preciso trabalhar – mesmo a creche liberando bem antes do meu horário de saída do trabalho. A creche já desafoga um pouco as redes de apoio que tenho em casa”, pontuou.

Calendário – Ensino Fundamental

Calendário – Ensino Infantil

Calendário – Ensino de Jovens e Adultos

Prefeitura proíbe celulares até na hora do recreio

O uso do celular e outros dispositivos tecnológicos nas escolas municipais do Rio de Janeiro está proibido. O decreto foi publicado na última sexta-feira (2) e informa que os mesmos deverão ser guardados na mochila ou bolsa do próprio aluno, desligado ou ligado em modo silencioso. A proibição na rede pública do município passa a vigorar dentro e fora da sala de aula. Também vale em caso de realização de trabalhos individuais ou em grupo, mesmo fora da sala de aula, e durante os intervalos, incluindo o recreio. 

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
jojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomMeritking Girişholiganbet girişbaywinDeneme Bonusu Veren Sitelercasibom girişdeneme bonusuCASİBOM GÜNCELcasibom girişcasibom

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]