Os moradores do Morro da Providência, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, receberam, na manhã desta quarta-feira (31), um panfleto anunciando a chegada do asfalto conhecido como ‘tapetinho’ no território. Considerada a primeira favela do Brasil, suas ruas históricas são pavimentadas em paralelepípedos. De acordo com a Subprefeitura do Centro do Rio de Janeiro, as obras iniciaram hoje e o prazo estimado para finalização é de 40 dias.
O tatuador Matheus Ayres, de 25 anos, mora no alto do morro e confessa que achou a notícia maravilhosa. “Os carros e motos agradecem. Paralelepípedo ferra muito os veículos que descem e sobem todo dia”, disse. “Sabe aquelas motos barulhentas que você sabe que não são do motor e sim peças soltas? É muito por isso”, pontuou o morador.
Foto: Pedro Silva
Ele explica que a trepidação estraga muito rápido qualquer suspensão dos veículos mais populares. “Nenhum parafuso resiste muito tempo também, tem que ter o dobro do cuidado e estar sempre apertando tudo. A placa do meu irmão, por exemplo, caiu”, acrescentou, rindo. Matheus afirmou que já ouvia essa história de asfaltamento da Providência há um ano.
Procurada, a Subprefeitura do Centro do Rio de Janeiro informou que a ação de asfaltamento das ruas do Morro da Providência atende a uma demanda antiga dos moradores. “As vias contempladas incluem Ladeira do Faria, Ladeira do Barroso, Ladeira do Livramento, Rua do Monte e Rua Costa Ferreira, totalizando cerca de 2,5 km de pavimentação.”