A saga das câmeras nos uniformes policiais ganhou um novo capítulo na última semana. Na última quinta-feira (11), o Governo do Rio publicou no Diário Oficial, uma resolução para que policiais civis do Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) utilizem câmeras de monitoramento nos uniformes e nos helicópteros da guarnição. A informação é do jornal Maré de Notícias.
Policiais militares que compõem do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) já estão com as câmeras instaladas nas fardas desde o último dia 8/1. A medida busca diminuir a letalidade policial durante as operações policiais.
Acompanhe as matérias do Voz das Comunidades sobre câmeras nos uniformes policiais
A decisão é do Ministro do Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, que determinou que as imagens captadas pelas câmeras devem ser compartilhadas com o Ministério Público e a Defensoria Pública – essa decisão veio depois da insistência do governador Cláudio Castro em “recorrer até o fim” para não instalar o equipamento nas fardas.
Conforme informação do Maré de Notícias, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) informou que já foram instaladas mais de 12 mil câmeras em agentes policiais e outras 290 estão em fase de implantação. O CORE deve deve usar o equipamento a partir do dia 22.