Um ato de sobre direitos humanos para presidiários aconteceu na praça da Cinelândia, no Centro do Rioz, por volta das 11h da manhã desta quarta-feira (13). Pessoas de diversas favelas do Rio de Janeiro estavam presentes na ação.
Há muito tempo que a lei de direitos humanos dentro dos presídios não vem sendo cumprida como deveria. Conforme a lei, os presos têm direito à alimentação, trabalho, previdência social, exercício das atividades profissionais, intelectuais, entre outros. A manifestação aconteceu em prol de melhoria para os presos como questão de higiene e alimentação. “Eles tratam muito mal os presos, falta de higiene, a gente leva comida e eles jogam fora” disse Rosilene, moradora do Complexo do Alemão que estava no ato, onde tem parentes que estão presos.
O diretor da Federação das Associações das Favelas do Rio de Janeiro (Faberj), Dere Gomes, estava na manifestação e deu seu depoimento. ”Nós somos contra o massacre cotidiano do nosso povo preto e favelado que sofre no Estado do Rio de Janeiro. Precisamos de dignidade para os familiares na hora de visita, parente não é bandido. Dignidade pra quem tá fora e dignidade pra quem tá dentro” finalizou.
Confira fotos do ato no Centro do Rio: