Em celebração ao Dia do Profissional de Fonoaudiologia, que acontece em 9 de dezembro, os alunos do sexto período prático de Fonoaudiologia da UFRJ, junto com voluntários, vão realizar ações sociais no Complexo da Mangueira, Zona Norte do Rio de Janeiro. O evento está marcado para a próxima quinta-feira (7), na Vila Olímpica Mangueira.
A coordenadora do Projeto, a fonoaudióloga Claudia Graça, enfatiza que o objetivo é trabalhar de forma abrangente. “Adaptando-nos às necessidades específicas de cada grupo. Desde a preparação para o mercado de trabalho até o estímulo ao desenvolvimento infantil, buscamos impactar positivamente a comunidade por meio da Fonoaudiologia”, expõe.
Sobre a importância de participar do projeto, a fonoaudiologia Ester Cleisla conta um pouco sobre a experiência que viveu junto a equipe quando ainda era estudante: “Toda experiência vivida na Vila Olímpica da Mangueira, sem dúvidas contribuiu de uma maneira muito significativa, não somente em minha formação acadêmica, mas também na minha vida pessoal. Desde a primeira visita, juntamente com meu grupo, todas as minhas expectativas foram superadas, não imaginava o quão grande e importante era aquele território e todas as atividades lá desenvolvidas, para além disso, como nossa presença e atuação poderia fazer diferença na vida daquelas pessoas”.
A “Saúde Coletiva Fono UFRJ” é um projeto social no qual os estudantes de Fonoaudiologia se dedicam todas as quintas-feiras para ajudar a população de várias formas, adaptando-se às suas principais necessidades. Além das atividades regulares, essa iniciativa ganha destaque especial nesta ocasião, reconhecendo a importância dos profissionais de Fonoaudiologia.
Ações impactantes em diferentes esferas
O projeto engloba uma gama de atividades externas voltadas para diferentes grupos da comunidade. Ao longo de todas as quintas-feiras, os participantes se dedicam a atividades como:
- Preparação de jovens de 16 a 24 anos para o mercado de trabalho, ministrando aulas sobre entrevistas de emprego, expressão verbal e controle do nervosismo na voz.
- Trabalho específico com um grupo de 60 anos ou mais, focado na prevenção e manutenção da saúde, abordando aspectos como fala, voz, memória e linguagem. Promovendo a saúde vocal dos idosos e prevenindo problemas de audição.
- Estímulo ao desenvolvimento e educação de crianças de 7 a 10 anos, utilizando o futebol como ferramenta motivadora, trabalhando linguagem adequada à idade e estimulação corporal.
- Colaboração com a Escola Tia Nelma dentro do complexo, fornecendo suporte personalizado de acordo com as necessidades de cada aluno.
- Ampliação do vocabulário e aprimoramento da comunicação na escola de crianças.
- Participação ativa em duas clínicas da família no complexo, realizando trabalhos de saúde oral e apoiando equipes de agentes comunitários.