Opção de lanche, empreendimento especializado em churros é sucesso no Alemão

Aposta em churros gourmet vira sensação na comunidade
Foto: Josiane Santana / Voz das Comunidades

Uma novidade na Estrada do Itararé vem há quase cinco meses adoçando o cotidiano do Complexo do Alemão e adjacências. Trata-se do “Top Churros”, um trailer especializado em churros tradicionais e gourmets. O empreendimento, que surgiu em meio ao desemprego de um morador, tem atraído o paladar da favela. 

Atualmente no Brasil, 8,6 milhões de pessoas se encontram em situação de desemprego, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em tempos de falta de oportunidade no mercado de trabalho, muitas pessoas precisam se reinventar para superar as dificuldades e levar o sustento para dentro de casa. 

Foi o que fez Wellington Cesar, de 32 anos, morador do conjunto habitacional Beija-Flor, localizado em frente à Nova Brasília, no CPX. Desempregado há bastante tempo, segundo relata, Wellington comprou um trailer de churros e decidiu acreditar no negócio.

Wellington driblou o desemprego e decidiu se tornar microempreendedor
Foto: Josiane Santana

“Estava um bom tempo desempregado, não conseguia uma oportunidade de trabalho, só a minha ex-mulher trabalhava em casa. Estava à procura de um emprego, até que um dia vimos uma barraca de churros à venda e decidimos comprar. Nos perguntamos se ia dar certo ou não”, conta.

Wellington relata que tinha consciência que seria necessário fazer algo diferente dos demais para emplacar o seu negócio. Então, apostou na caracterização do seu trailer e na produção de churros tradicionais e gourmets. 

“Não sabíamos como trabalhar com churros, nem como preparar, ou até mesmo fritá-los, então começamos a pesquisar. Sabíamos que tinha um retorno de lucro e decidimos apostar”, afirma. 

Começo Complicado

Atualmente, a loja tem uma boa variedade de churros, de doces tradicionais até sabores mais “exóticos” como nutella, paçoca, ovomaltine, chocolate e M&M’s. Mas, Wellington revela que o início não foi tão prazeroso assim. 

“No primeiro dia deu tudo errado. Quando comecei a fritar os churros estourou tudo, foi óleo pra todos os lados. Fechei a loja, porque, daquele jeito, estava perigoso. Fui para casa e já bateu um desânimo. Tive vontade de desistir. Mas virei a noite estudando como fazer, testando massas, até acertar. No outro dia foi um sucesso. Não esperava ser da forma que foi. Filas e filas, atrapalhando até a movimentação das pessoas que transitavam por ali.”

Foto: Josiane Santana / Voz das Comunidades

Voz como “Padrinho”

O “Top Churros” foi um dos empreendimentos convidados pelo Voz das Comunidades para atuar no “Arraiá do Alemão”, realizado em junho deste ano. Segundo Wellington, a presença no evento foi um divisor de águas para o seu negócio.

“Foi maravilhoso! Muita gente procurando o nossos churros. Após o Arraiá, decidi investir no trailer, para atender melhor os clientes e ter mais segurança na preparação dos churros”, descreve. 

Segredo do Sucesso

Churros é uma iguaria de origem incerta, mas se popularizou no Brasil na década de 60. Mesmo não sendo uma comida típica da culinária brasileira, o doce já conquistou o carioca. Wellington revela o segredo da boa fama da guloseima.

“O segredo de um bom churros é fazê-lo com amor. Minha maior recompensa é ver o cliente satisfeito ao comer churros, elogiar o doce, compartilhar com outras pessoas e voltar para comprar o produto novamente. Isso é muito gratificante.”

Planos para o Futuro

Na sequência, o morador esboça seu planejamento para o futuro do seu empreendimento e sobre o desejo de retribuir.

“Futuramente, se Deus quiser, quero abrir outras barracas, virar uma franquia, quem sabe? E poder gerar emprego também, para as pessoas que estão desempregadas”, completa. 

O Top Churros fica localizado na Estrada do Itararé, 1036, em frente à Escola Municipal Professora Vera Saback Sampaio, ao lado do ponto de mototáxi da região. O horário de funcionamento é das 13h à 00h. É possível também fazer o seu pedido via delivery, através do ifood, ou entrando em contato pelo número de WhatsApp 21 99590-2154.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]