Pesquisar
Close this search box.

Iniciativa LGBTQIAP+ de board games ‘SeJoga’ completa seis anos com edições em Arenas do Rio; veja onde participar

Edições do projeto percorrerão diferentes pontos do Rio de Janeiro a partir do dia 4 de novembro
Foto: Divulgação

O evento de jogos de tabuleiro SeJoga celebra seu sexto aniversário em novembro com uma comemoração especial. Pela primeira vez, seis edições serão realizadas em arenas nas zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro. A festa começa em 4 de novembro na Arena Chacrinha, em Sepetiba, e continuará pelos próximos quatro fins de semana.

Idealizado pelo produtor de moda Elson Bemfeito e pelo arquiteto Dan Paskin, o Se Joga foi criado para oferecer um espaço acolhedor à comunidade LGBTQIA+. O projeto recebeu apoio do Programa de Fomento à Cultura Carioca (FOCA) da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

O evento oferece uma variedade de mais de 120 jogos de tabuleiro para os participantes escolherem, proporcionando uma experiência diversificada, que vai desde jogos ambientados nos vinhedos da França até aventuras no Nordeste do Brasil inspiradas na literatura de cordel.

O SeJoga cresceu ao longo dos anos e se tornou uma referência para produtores de eventos de jogos de tabuleiro no Rio e em São Paulo. Além disso, a equipe de monitores do Se Joga, composta por 20 pessoas, gera oportunidades de trabalho para a comunidade LGBTQIA+.

O evento nasceu na rua e, mesmo após o encerramento do local original, o Bar Doninha, as edições mensais migraram para o Boteco do Raoni, no Grajaú. Com o intuito de expandir a cultura dos jogos de tabuleiro para outros bairros da cidade e alcançar um público mais amplo, os organizadores aproveitaram a oportunidade oferecida pelo edital do FOCA e realizaram uma grande edição na Bienal do Livro este ano.

Elson Bemfeito explica de forma simples o que os participantes podem esperar ao se juntar ao SeJoga: “Imagine que o Atari é o avô do Playstation 5. O War, o Imagem e Ação, o Jogo da Vida são os avós dos board games. As mecânicas, os componentes dos jogos se modernizaram, evoluíram e ficaram ainda mais divertidos”. Dan Paskin acrescenta: “Existem jogos que você consegue terminar em 15 minutos e jogos de seis, sete horas de duração que você tem que combinar com antecedência com os amigos. E ninguém pode furar”. concluiu.

Confira locais das edições do ‘SeJoga’:

  • 4/11 – 14h às 20h Arena Chacrinha – Sepetiba
  • 11/11 – 13h às 18h Arena Dicró – Penha
  • 25/11 13h às 19h – Centro Cultural Dyla Sylvia de Sá – Jacarepaguá
  • 2/12 – 14h às 19h Lona Herbert Vianna – Maré
  • 9/12 Meio- dia às 18h Areninha Renato Russo – Cocotá – Ilha do Governador

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
jojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomMeritking Girişholiganbet girişbaywincasibom girişdeneme bonusugrandpashabet girişbahsegel giriş

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]